Na última quarta-feira (1º), o governo de São Paulo divulgou o calendário de aplicação da 3ª dose da vacina contra COVID-19. Serão contemplados no primeiro momento os idosos acima de 90 anos e pessoas imunossuprimidos.
O governo de São Paulo estima aplicar a 3ª dose da vacina a partir da próxima segunda-feira (6). A estimativa é contemplar cerca de 7,2 milhões de pessoas na primeira etapa que contemplam idosos acima de 90 anos e pessoas imunossuprimidos.
A dose de reforço da vacina contra a Covid-19 será aplicada nos idosos que já completaram o seu esquema vacinal há pelo menos seis meses. Para as pessoas imunossuprimidos, a recomendação é que tenha tomado a segunda dose ou dose única há pelo menos 28 dias. São considerados imunossuprimidos:
- Indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea;
- Pessoas com HIV e CD4 <350 células/mm3;
- Pessoas com doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente > 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticóide e/ou ciclofosfamida;
- Pessoas com lúpus;
- Pessoas com artrite reumatoide;
- Demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias;
- Pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses;
- Pessoas com neoplasias hematológicas.
Como dito anteriormente, o calendário da 3ª dose da vacina irá iniciar no dia 6 de setembro. A partir do dia 13 de setembro a imunização de reforço será aplicada nos idosos entre 85 e 89 anos.
De acordo com o calendário, a partir do dia 20 de setembro receberão a dose os idosos entre 80 e 84 anos.
No dia 20 também será aplicada a 3ª dose da vacina nas pessoas imunossuprimidas acima de 18 anos. No dia 27 de setembro a vacinação será em pessoas entre 70 e 79 anos. Por fim, as pessoas entre 60 e 69 anos serão vacinados a partir do dia 4 de outubro.
Diferente do que foi informado pelo Ministério da Saúde, o governo de São Paulo irá utilizar todos os imunizantes que estão sendo aplicados no Brasil, inclusive a CoronaVac. É importante lembrar que está sendo produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac.
Além disso, a vacinação no estado irá incluir a população entre 60 e 69 anos, mesmo sem ser anunciado pelo Governo Federal. Atualmente, São Paulo está vacinando adolescentes sem comorbidades com idades entre 15 e 17 anos. Na próxima segunda-feira (6), os jovens entre 12 e 15 anos receberá a 1ª dose.