Postos de vacinação vão funcionar no feriado de 7 de setembro?

A vacinação contra a Covid-19 está a todo o vapor no Brasil. Somente no mês de agosto, 50,3 milhões de doses das vacinas já foram aplicadas. 

Postos de vacinação vão funcionar no feriado de 7 de setembro?
Postos de vacinação vão funcionar no feriado de 7 de setembro? (Imagem: Jornal de Notícias)

Até o momento, 29,34% da população já completou o esquema vacinal com as duas doses ou a dose única da vacina, o que corresponde a 62.583.158 imunizantes aplicados.

No que compete a aplicação da primeira, segunda e dose única, um total de 193.894.447 vacinas já foram disponibilizadas para os cidadãos brasileiros. 

A busca em massa pela vacinação contra a Covid-19 tem resultado na ampliação gradativa do calendário de imunização de diversas localidades. Algumas cidades têm, inclusive, disponibilizado novos horários de atendimento, principalmente aos finais de semana. 

Na terça-feira, 7 de setembro, comemora-se o Dia da Independência do Brasil. O feriado motivou algumas cidades a anteciparem o calendário de vacinação contra a Covid-19. Veja as alterações adotadas em algumas localidades a seguir:

Distrito Federal (DF)

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal decidiu antecipar o calendário de vacinação previsto para o dia 7 de setembro. Os cidadãos que continham agendamentos para receber as segundas doses das vacinas Pfizer e AstraZeneca para a data mencionada, tiveram o cronograma antecipado. Este público deve se dirigir aos postos de vacinação do DF desde já.

De acordo com o secretário de Saúde do Distrito Federal, o general Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, e o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero, a antecipação do cronograma de vacinação possibilita que atitudes semelhantes também sejam tomadas o futuro, desde que o Ministério da Saúde cumpra a parte de distribuição das doses dentro dos prazos estimados. 

“Aqui no DF, a participação da população tem sido muito boa, não temos vacinas em excesso ou estocadas, temos vacinas que possam garantir a aplicação em tempo hábil”, disse o subsecretário. 

Juiz de Fora

A cidade mineira de Juiz de Fora decidiu antecipar a vacinação voltada à aplicação das segundas doses da Pfizer e CoronaVac programadas para o período de 4 a 7 de setembro. Agora, este público deve se dirigir aos postos de imunização até a próxima sexta-feira, 3, para ser vacinado. 

Se por alguma razão este público não conseguir se vacinar até a próxima sexta-feira, é preciso procurar o posto de vacinação mais próximo na próxima quarta-feira, 8. Nesta data, 12 postos de vacinação estarão munidos com as segundas doses das vacinas Pfizer e CoronaVac. São eles:

  • Sport Club JF;
  • Sesc Juiz de Fora;
  • UBS Nossa Senhora de Lourdes;
  • UBS Bandeirantes; 
  • UBS Benfica; 
  • UBS Milho Branco; 
  • UBS Nossa Senhora Aparecida; 
  • UBS Santa Cecília; 
  • UBS Santa Luzia; 
  • UBS São Pedro;
  • UBS Progresso;
  • UBS Vila Ideal.

Vale se atentar quanto ao horário de funcionamento das unidades. Isso porque, no Sport Club JF e no Sesc Juiz de Fora, o atendimento é das 08h às 16h. Nas UBSs o funcionamento é das 08h às 11h e das 13h às 16h. A exceção será na quinta-feira, 9, que o atendimento será das 08h às 11h e das 13h às 14h.

Araxá

Na cidade de Araxá, a Secretaria de Saúde também decidiu antecipar a vacinação para a aplicação da segunda dose da AstraZeneca e CoronaVac. Esta fase da imunização iria acontecer na próxima terça-feira, 7 de setembro, mas já está liberada desde ontem, 31 de agosto. 

A antecipação do cronograma de vacinação que ocorreria no feriado de 7 de setembro irá contemplar cerca de três mil munícipes. A Prefeitura de Juiz de Fora justificou que a medida foi tomada para evitar que a ocasião atrapalhe o andamento da imunização por se tratar de uma data comemorativa em que normalmente resulta na busca por lazer. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.