Doria ultrapassa Ministério da Saúde e anuncia 3ª dose da vacina para 6 de setembro

O calendário de vacinação do Estado de São Paulo (SP) será ampliado novamente. O comunicado foi feito pelo governador, João Doria, nesta quarta-feira, 6, ao anunciar que a terceira dose da vacina contra a Covid-19 começará a ser aplicada a partir do dia 6 de novembro. 

Doria ultrapassa Ministério da Saúde e anuncia 3ª dose da vacina para 6 de setembro
Doria ultrapassa Ministério da Saúde e anuncia 3ª dose da vacina para 6 de setembro. (Imagem: Governo de SP)

Apesar da antecipação da data em comparação ao calendário nacional que terá início em 15 de setembro, o respeito ao Plano Nacional de Imunização (PNI) prevalece.

Por isso, o primeiro público a ser atendido é o de idosos com 60 ou mais. Este grupo de risco da doença é composto por cerca de 900 mil paulistas que já completaram o esquema vacinal há seis meses. 

O parecer de Doria foi dado durante uma coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, ocasião na qual ele aproveitou para apresentar um modelo do novo cartão de vacinação. O documento para registro da terceira dose da vacina contra a Covid-19 virá em cor azul e com os seguintes dizeres: “dose adicional”.

Embora o Governo de SP inicie a vacinação com os idosos, os detalhes sobre a imunização de pessoas imunossuprimidas ainda devem ser definidos.

A ampliação da campanha com a terceira dose da vacina se tornou possível após análise pelo Comitê Científico de São Paulo, cujo propósito é garantir a segurança e proteção contra o novo coronavírus. Especialmente das variantes como a Delta que tem circulado recentemente. 

Por esta razão, o Governo de São Paulo solicitou que o Ministério da Saúde enviasse um novo lote com doses do imunizante para que a conclusão do esquema vacinal de todos os paulistas elegíveis possa ocorrer o quanto antes.

De acordo com o coordenador do Comitê Científico, Paulo Menezes, não só a segunda dose, como agora a terceira dose, ambas têm um papel extremamente importante junto a cada indivíduo, o de fomentar a imunização de pessoas mais frágeis.

“Após seis meses, há evidência de uma possível queda de proteção e isso se aplica a todos os imunizantes”, concluiu. 

Dados apurados pela Secretaria de Estado de Saúde identificaram 266 amostras positivas para a variedade Delta no estado de São Paulo. Por isso, o governo estadual se empenha em todas as medidas de contenção possíveis para aliviar este cenário e evitar um agravo.

Até ontem, 74,49% dos cidadãos paulistas já se vacinaram, pelo menos, com uma dose da vacina contra a Covid-19, ou seja, cerca de 33,34 milhões de pessoas. 

Por outro lado, 34,08% da população já se vacinou com as duas ou a dose única da vacina contra a Covid-19. Na oportunidade, João Doria foi questionado sobre ultrapassar o calendário nacional e sobre ter mudado de ideia a respeito da terceira dose da vacina. 

Primeiro ele disse que o Comitê Científico já estava estudando o caso há algumas semanas, e que não está em nenhuma competição para ver quem vacina mais. Ele ressaltou que o cenário da pandemia em São Paulo está em constante mudança, motivo pelo qual ele precisa se adequar sempre.

“Decisões de hoje não são as decisões de ontem. A própria ciência modifica suas posições de acordo com a evolução e a involução da pandemia”, concluiu.

https://www.youtube.com/watch?v=E4OX9vsWx-M

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Doria ultrapassa Ministério da Saúde e anuncia 3ª dose da vacina para 6 de setembro

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA