Adolescentes a partir de 15 anos podem receber vacina contra COVID-19 em SP

A Prefeitura de São Paulo (SP) através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deu início à vacinação contra a Covid-19 em adolescentes na faixa etária de 15 a 17 anos de idade. Este grupo começou a ser imunizado na última segunda-feira, 30, e não se restringe somente a adolescentes com comorbidades.

Adolescentes a partir de 15 anos podem receber vacina contra COVID-19 em SP
Adolescentes a partir de 15 anos podem receber vacina contra COVID-19 em SP. (Imagem: ASCOM/SP)

A estimativa é para que este grupo seja composto por, aproximadamente, 411.662 mil jovens que devem receber, pelo menos, a primeira dose da vacina o quanto antes.

Lembrando que a vacinação deste grupo acontece, exclusivamente, com a vacina Pfizer, única autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para menores de 18 anos. 

Embora na última segunda-feira, 30, a vacinação tenha começado para o grupo com idade entre 15 a 17 anos, a Prefeitura ainda não divulgou as próximas datas de imunização que devem acontecer no decorrer da semana.

O que se sabe é que o público de 12 a 17 anos com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas continuarão sendo vacinados na capital paulista. 

O último apanhado feito mostra que, até o domingo, 29, a cidade de São Paulo já conseguiu vacinar 25% do público elegível, os adolescentes. Ao todo, são 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e 82 Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas para atender este público das 07h às 19h.

Os megapostos para pedestres, drive-thrus e farmácias parceiras também continuam vacinando das 08h às 17h.

Vale ressaltar que no ato da vacinação é preciso apresentar o CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e um comprovante de residência, físico ou digital, em nome dos pais ou responsáveis.

O adolescente também precisa estar acompanhado de um maior de idade para ser imunizado. Se o acompanhante não for os pais ou responsáveis é necessário apresentar uma autorização assinada por um deles. 

Além do mais, é essencial acessar o portal Vacina Já e fazer o pré-cadastro para a vacinação. O procedimento tem o intuito de agilizar e otimizar o tempo gasto nos postos de imunização.

No site, basta informar o nome completo, CPF, data de nascimento, endereço e telefone. Recomenda-se também que o paulista acompanhe o andamento dos postos pelo aplicativo De Olho na Fila, criado com o objetivo de evitar aglomerações.

A Prefeitura de São Paulo também declarou que a ‘xepa’ da vacina está disponível para os adolescentes sem comorbidades com 12 anos de idade ou mais desde segunda, 30. A ‘xepa’ é voltada àqueles que já tomaram a primeira dose da vacina a 30 dias ou mais.

Na oportunidade, a administração municipal ressaltou que a disponibilização de doses remanescentes através da ‘xepa’ da vacina está sujeita à demanda diária nas UBSs.

Lembrando que o cadastro para este sistema requer a apresentação do comprovante de residência na UBS mais próxima. Os cidadãos elegíveis serão convocados de acordo com a disponibilidade de doses.

“Cada unidade de saúde deverá organizar uma lista de espera com os usuários de sua área de abrangência, que atendam aos critérios de intervalo entre as doses, com telefones para convocação do público interessado. Pode se inscrever quem mora, estuda ou trabalha na região da unidade”, concluiu a Prefeitura de SP.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.