Quais serviços voltam a ficar disponível nas agências do INSS?

INSS abre agendamento para atendimento presencial em suas agências. Nesta quinta-feira (15), a população que desejar resolver alguma pendência previdenciária deve ficar atenta. Através do portal 135, os servidores do órgão estarão marcando horário para consultas em uma de suas unidades. Saiba quais procedimentos serão realizados.

Quais serviços voltam a ficar disponível nas agências do INSS? (Imagem: FDR)
Quais serviços voltam a ficar disponível nas agências do INSS? (Imagem: FDR)

Com a pandemia do novo coronavírus, manter o INSS de portas abertas tem sido um grande desafio. Parte significativa do público beneficiário do órgão faz parte do grupo de risco de contaminação pela covid-19, o que inviabiliza os atendimentos presenciais.

Nova reabertura das agências do INSS

No entanto, atentos há necessidade de resolver solicitações e casos específicos, o INSS acaba de abrir uma nova central de marcação através do 135.

O cidadão deve ligar para o órgão e explicar seu caso, fazendo com que o servidor analise sua situação e determine a emergência do atendimento presencial.

Joseane Zanardi Parodi, coordenadora do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), explica que o novo protocolo do INSS é essencial para reduzir a fila de espera do órgão.

Há milhares de brasileiros com abonos suspensos justamente por não conseguirem regularizar sua situação.

“É um grande avanço, pois, por mais de um ano, o atendimento presencial esteve praticamente suspenso, com poucas possibilidades. Com essa portaria, será possível solucionar várias ocorrências, como problemas com empréstimo consignado, prova de vida para maiores de 80 anos ou deficientes, entre outros“, explicou.

Quais serviços serão atendidos?

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile