João Roma marca para novembro o lançamento de novo programa social

Governo federal anuncia nova data para ampliação de sua agenda social. Nessa segunda-feira (12), o ministro da Cidadania, João Roma, informou que estará lançando um novo programa para a população de baixa renda. Em entrevista ao programa A voz do Brasil, o gestor informou que a proposta será composta por várias ações.

João Roma marca para novembro o lançamento de novo programa social (Imagem: Reprodução/Metropoles)
João Roma marca para novembro o lançamento de novo programa social (Imagem: Reprodução/Metrópoles)

Enquanto concede os valores do auxílio emergencial 2021, o governo federal vem sendo pressionado no que diz respeito a reformulação do Bolsa Família.

Questionado sobre a pasta, João Roma afirmou que o lançamento da versão turbinada do projeto deverá ocorrer em novembro.

Novas políticas públicas

De acordo com ele, assim que for encerrada a extensão do auxílio emergencial será lançado o novo Bolsa Família. O projeto funcionará de forma similar ao atual modelo, mas contará com a integração de demais políticas públicas sociais.

“Nós pretendemos transformar os programas de transferência de renda em um programa social mais robusto, com várias ações integradas. Será uma política pública, portanto, que abrirá caminho para a autonomia e emancipação do cidadão”, disse.

Novo Bolsa Família 2021: O que Bolsonaro pretende fazer com pagamentos?

O ministro afirmou que além de conceder uma renda mínima, o novo programa deverá fomentar a independência do beneficiário através de inclusão no mercado de trabalho.

“O que nós queremos oferecer ao cidadão é ir além de uma teia de proteção para sua situação de vulnerabilidade, mas também oferecer todas as ferramentas do estado brasileiro para que ele possa alcançar maior condição e uma melhor qualidade de vida para si e para sua família”, explicou.

Auxílio emergencial sem nova prorrogação

Com encerramento marcado para outubro, o coronavoucher não deverá mais ser ofertado em 2022. Roma explicou que após os próximos três meses de mensalidade, a proposta deverá ser encerrada para a implementação do novo BF.

Todos os que já estão recebendo vão receber normalmente a extensão de 3 meses do auxílio. As parcelas serão pagas em agosto, setembro e outubro e todos os beneficiários que cumprem os requisitos na medida provisória serão contemplados. Hoje contemplamos quase 40 milhões de beneficiários [do auxílio emergencial] em todo o Brasil”.

Por fim, o gestor pontuou que a decisão de prolongar o auxílio gerou um novo custo de R$ 20 bilhões ao governo.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile