O município de Betim abriu as inscrições para os caminhoneiros receberem a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A categoria ainda não tem data definida para receber o imunizante, porém, o formulário estará disponível no site da prefeitura até esta terça-feira (15).
A abertura para o cadastro dos caminhoneiros teve início no último domingo (13). Com isso, esses profissionais tiveram 72h para realizar. De acordo com Secretaria Municipal de Saúde de Betim o cadastro é para motoristas de transporte rodoviário de cargas (caminhoneiro), empregado, cooperado ou autônomo.
É importante estar atento no momento do preenchimento do formulário, pois esse não pode ser alterado. O cadastro pode ser feito no link disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde. Para comprovar a profissão, os caminhoneiros precisarão apresentar alguns documentos:
- Carteira Nacional de Habilitação;
- Comprovante de endereço (para caminhoneiros autônomos);
- Carteira de trabalho ou crachá funcional; ou
- Contracheque com documento de identidade; ou
- Carteira de sócio de cooperativa do transporte de carga (categoria de motorista); ou
- Carteira de sócio dos sindicatos de transportes (categoria de motorista); ou
- Comprovante de inscrição no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC).
A Secretaria Municipal de Saúde informa que o cadastro dos caminhoneiros não garante a vacinação imediata. Dessa maneira, a imunização desse grupo dependerá do envio de doses realizada pelo Ministério da Saúde.
Atualmente, o município está vacinando os profissionais da educação. A aplicação do imunizante está acontecendo em 12 locais, das 8h às 17h. A prefeitura ressalta que serão vacinados os trabalhadores que estão cadastrados por meio da instituição de ensino para a qual prestam serviços. Veja os pontos:
- Betim Shopping;
- Centro de Referência do Trabalhador (Cerest);
- Secretaria Municipal da Educação (Semed);
- Unidade Básica de Saúde (UBS) Angola;
- UBS Bueno Franco;
- UBS Homero Gil;
- UBS Alterosas;
- UBS Teresópolis;
- UBS Vila Cristina;
- UBS Dom Bosco;
- UBS Cachoeira;
- UBS Alcides Braz;
- UBS Citrolândia.
Segundo a Secretaria de Saúde a expectativa é que 14 mil profissionais sejam contemplados nessa nova fase. A prefeitura de Betim aguarda outros lotes de vacinas contra a Covid-19 para ampliar o público. A expectativa é que os próximos profissionais sejam:
- Trabalhadores da limpeza urbana;
- Motoristas do transporte público;
- Portuários;
- Conselheiros tutelares;
- Centro de Remanejamento do Sistema Prisional.