Pessoas com mais de 55 anos recebem hoje (14) 1ª dose da vacina no DF

Na última sexta-feira, 11, o governador do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha, comunicou sobre a aplicação da vacina da Covid-19 em adultos entre 55 a 59 anos sem comorbidades. O agendamento para que este público possa ser imunizado está liberado desde às 14h do dia 11. 

Pessoas com mais de 55 anos recebem hoje (14) 1ª dose da vacina no DF
Pessoas com mais de 55 anos recebem hoje (14) 1ª dose da vacina no DF. (Imagem: Breno Esaki/ Agência Saúde)

O público-alvo deve se inscrever no site da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF): vacina.saude.df.gov.br. Após fornecer os dados corretamente, as doses da vacina começam a ser aplicadas nesta segunda-feira, 14.

Em um primeiro momento, houve a inclusão de adultos na faixa etária de 55 a 57 anos na campanha de vacinação contra a Covid-19 na última quinta-feira, 10. Enquanto isso, pessoas entre 58 a 59 anos já estavam autorizadas a receber a vacina, embora o agendamento para tal estivesse temporariamente indisponível. 

Contudo, também na sexta-feira, 11, o governo do Distrito Federal decidiu ampliar o agendamento para a imunização contra a doença de 55 para a partir de 53 anos de idade, sem a necessidade de apresentar alguma comorbidade. A data prevista para a vacinação permanece a mesma. 

Ao todo, o governo do DF espera que cerca de 114 mil doses da vacina da Covid-19 sejam aplicadas no atual grupo. Por outro lado, a expectativa direcionada ao grupo prioritário é de 176.056 doses do imunizante sejam disponibilizadas entre o período de 14 a 18 de junho. 

Este total de doses equivalem às 65 mil vagas liberadas aos grupos etários mencionados. A Secretaria de Saúde do DF afirmou que não é preciso se preocupar, pois há vacina para todos.

Na oportunidade, a pasta ainda informou sobre a existência de 43 mil moradores do DF caracterizados como pendentes de vacinação na faixa etária de 55 a 57 anos, além de outros 550 com idade entre 58 a 59 anos. 

Os idosos com 60 anos de idade ou mais, podem procurar um dos postos de vacinação situados no DF sem a necessidade de agendar uma data e horário. Esta exceção se deve ao fato de que compõem um dos primeiros grupos prioritários a receberem a vacina da Covid-19.

Se por alguma razão uma pessoa fizer o agendamento para a imunização, mas não puder comparecer no atendimento, ela deve estar ciente sobre o prazo de cinco dias para procurar o respectivo posto de vacinação para a imunização. Do contrário, essa pessoa não terá mais prioridade.

Vale mencionar que além da vacinação por grupo etário, o Distrito Federal também tem aplicado as doses da vacina da Covid-19 nos profissionais da educação, rodoviários, aeroportuários, da segurança, além de gestantes, puérperas e pessoas com deficiência. 

A Secretaria de Saúde instrui o público-alvo a imprimir a ficha de agendamento ao final do procedimento. O documento deverá ser entregue no ato da vacinação junto à apresentação de documentos de identificação pessoal.

Aqueles que já pensam na segunda dose não precisam se preocupar, pois esta já esta garantida sem a obrigatoriedade de agendamento. Basta que a pessoa compareça no posto de vacinação mais próximo em posse do cartão de vacinação e documento de identificação pessoal com foto. 

Durante uma coletiva de imprensa realizada na última semana, o chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, foi questionado sobre o motivo de o governo do DF não divulgar um cronograma de vacinação efetivo. Foi então que ele explicou que a imunização no DF irá depender da chegada de novos lotes da vacina.

“Só iremos divulgar quando tivermos certeza da data, para evitar criar uma expectativa nas pessoas”, afirmou.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.