O Governo de São Paulo tem feito várias alterações no calendário de vacinação nos últimos dias. O Estado decidiu autorizar a aplicação da vacina da Covid-19 em profissionais da educação básica com 18 anos de idade ou mais.
O comunicado foi feito pelo governador João Doria (PSDB) na manhã desta quarta-feira, 9, durante o lançamento do evento Mega Escola. Na ocasião, ele informou que esta inclusão seria capaz de destinar a vacina para cerca de 363 mil profissionais da educação básica com idade entre 18 a 44 anos.
O novo grupo poderá ser imunizado na próxima sexta-feira, 11 de junho. As novas deliberações se sobrepõem ao cronograma anterior divulgado pelo estado no final do mês de abril. A expectativa era para que esses profissionais fossem vacinados entre o período de 21 a 31 de julho.
“Nós teremos 100% dos profissionais da educação básica imunizados em São Paulo, isso garante uma volta às aulas presenciais cada vez mais segura”, afirmou o governador.
Os profissionais da educação com idade a partir de 18 anos podem procurar qualquer posto de vacinação em todo o Estado de São Paulo para receberem a primeira dose da vacina.
Lembrando que neste caso a imunização se restringe aos profissionais da educação básica, ou seja, ensinos fundamental e médio, tanto da rede pública quanto privada.
Nesta quarta-feira, 9, é a vez dos profissionais da educação com idade igual ou superior a 45 anos. Ressaltando que a imunização deste grupo teve início há algumas semanas, os educadores com 47 anos ou mais em contato direto com os alunos, por exemplo, têm recebido a vacina desde o dia 9 de abril.
De acordo com as deliberações do Ministério da Saúde, a vacina destinada as profissionais da educação inclui os servidores que trabalham na faxina, portaria e manutenção das instituições de ensino presentes por todo o país. A imunização seguirá esta sequência:
- Creches;
- Pré-escolas;
- Ensino fundamental;
- Ensino médio;
- Ensino profissionalizante;
- Educação de jovens e adultos (EJA);
- Ensino superior (grupo prioritário nº 19).
Em cada um desses subgrupos, a ordem de vacinação segue o critério geral da idade. Receberão as primeiras doses da vacina os profissionais com maior idade, seguindo gradativamente até os mais novos.
A inclusão dos profissionais da educação consiste no 18º e 19º grupos prioritários do Plano Nacional de Imunização (PNI).