Atenção! Campinas abre cadastro para vacinar maiores de 18 anos com xepa

A Prefeitura de Campinas abriu o agendamento para a xepa da vacina. Dessa maneira, os campinenses maiores de 18 anos podem se cadastrar para receber as doses restantes do imunizante contra a Covid-19.

Atenção! Campinas abre cadastro para vacinar maiores de 18 anos com xepa
Atenção! Campinas abre cadastro para vacinar maiores de 18 anos com xepa (Imagem: Steven Cornfield/Unsplash)

A xepa da vacina está sendo acionada em vários municípios do país. Isso ocorre porque ao ser aberto o frasco da vacina contra a Covid-19 é necessário aplicar todas as doses. Dessa maneira, não é possível guardar, pois sua validade é perdida.

São ao todo dez aplicações em cada frasco de vacina contra a Covid. Por esse motivo, com o intuito de não perder nenhuma dose, a Prefeitura de Campinas abriu o agendamento para a xepa da vacina na última terça-feira (8).

Porém, como houve muita procura o cadastro foi suspenso no mesmo dia. A prefeitura informou que a suspensão é temporária.

Dessa maneira, na medida em que forem diminuindo as pessoas imunizadas na xepa, será realizada uma nova abertura para o agendamento.

Diante disso, é interessante estar atento às informações divulgadas pela Prefeitura de Campinas. As doses serão aplicadas próximo ao horário de fechamento dos Centros de Imunização quando houver frascos já abertos com sobra de vacina.

A xepa da vacina está sendo usada desde o início da campanha de vacinação do município. No primeiro momento ela esteve disponível para os Guardas Municipais, idosos e profissionais da área da saúde abaixo da faixa etária contemplada pela campanha.

Como agendar vacinação em Campinas

O cadastro para a xepa das doses é feita no site Vacina Campinas. Os campinenses que forem convocadas deve se apresentar ao Centro de Imunização em no máximo 20 minutos após o contato.

Dessa maneira, para receber o imunizante deve residir em Campinas, apresentando comprovante de residência. No cadastro será preciso informar o número de telefone válido para ser usado na possível convocação.

No cadastro serão solicitadas outras informações pessoais para garantir o direito a participar da xepa. Além disso, deverá se comprometer em comparecer ao Centro apenas após o chamado, no dia e horário indicado.

Por fim, deve assinar o Termo de Ciência e Aceite de que está recebendo dose sobrante. Mesmo sendo uma dose de xepa, o campinense tem direito e garantia de receber a 2ª dose. A prefeitura informou que as sobras não ocorrem todos os dias e quando acontecem são, em média, apenas de uma.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.