Vacinação contra Covid-19: São Paulo muda regras da ‘xepa’; o que muda?

Na última segunda-feira, 7, a Secretaria Municipal de Saúde do Estado de São Paulo fez algumas alterações na fila de espera da vacinação contra a Covid-19. A partir de agora, adultos com idade igual ou superior a 50 anos podem se inscrever na xepa da vacina.

Vacinação contra Covid-19: São Paulo muda regras da 'xepa'; o que muda?
Vacinação contra Covid-19: São Paulo muda regras da ‘xepa’; o que muda? (Imagem: Reprodução/CNN Brasil)

Antes de mais nada, é preciso explicar que a xepa da vacina consiste no ato de aplicar as doses restantes da vacina da Covid-19 próximo ao horário de encerramento dos pontos de vacinação.

A medida foi autorizada pelo Ministério da Saúde visando evitar o desperdício de vacinas. As quais perdem a validade entre seis a oito horas depois de abertas, principalmente se não forem armazenadas adequadamente. 

Por exemplo, cada frasco do imunizante tem capacidade para aplicar dez doses. Mesmo diante de tamanha procura pela vacinação contra a Covid-19, é comum que nem todas as doses que compõem um frasco sejam aplicadas.

Portanto, esta ação, além de evitar a sobra de vacinas, também tem o objetivo de estimular a população brasileira a se dirigir às unidades de saúde para iniciarem ou completarem o esquema vacinal contra a doença.

No entanto, a ação deve ser adotada apenas naqueles pelos postos de vacinação que não tiverem mais a procura de pessoas do grupo prioritário próximo ao horário do fechamento.

Além do mais, é preciso que o cidadão esteja devidamente cadastrado em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município para que possa ser convocado para a xepa da vacina.

Até o presente momento, as doses remanescentes da vacina da Covid-19 eram destinadas, sobretudo, a adultos com deficiência permanente. Este grupo deveria residir próximo a uma das UBSs.

Tendo direito à imunização também, os estagiários do setor de saúde, independentemente do ano que estão cursando na universidade. 

Os postos de saúde da capital paulista possuem uma extensa lista de espera para a vacinação contra a Covid-19. Na oportunidade, a Secretaria Municipal de Saúde reforçou que nenhuma unidade de saúde está autorizada a fazer o uso indevido das doses, ou até mesmo descartá-las.

Conforme apurado, a cidade de São Paulo costuma aplicar cerca de 1.800 a 2 mil doses remanescentes da vacina da Covid-19. 

Na UBS Santa Cecília, por exemplo, existem cerca de seis mil paulistas na fila de espera pelas doses excedentes. Ressaltando que na situação dos megapostos de drive-thru e de pedestres, quando sobram doses do imunizante, estas são enviadas para a UBS mais próxima.

É importante mencionar que o calendário de vacinação contra a Covid-19 de todo o Estado de São Paulo foi atualizado na última quarta-feira, 2. A partir de agora, todos os adultos sem comorbidades podem ser imunizados.

Calendário de vacinação contra a Covid-19 em SP

A previsão é para que a aplicação da primeira dose da vacina seja concluída em todas as faixas etárias até o dia 31 de outubro. 

Além do mais, cada município tem autonomia para readequar o calendário de acordo com a realidade local. Do contrário, prevalece o cronograma apresentado a seguir:

  • 55 a 59 anos de idade: 1º a 20 de julho;
  • 50 a 54 anos de idade: 2 a 16 de agosto;
  • 45 a 49 anos de idade: 17 a 31 de agosto;
  • 40 a 44 ano de idade: 1º a 10 de setembro;
  • 35 a 39 anos de idade: 11 a 20 de setembro;
  • 30 a 34 anos de idade: 21 a 30 de setembro;
  • 25 a 29 anos de idade: 1º a 10 de outubro;
  • 18 a 24 anos de idade: 11 a 31 de outubro.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.