Vacinação da COVID-19: Governo de SC cria site para consultar data da imunização

O site “Quem Vacina Hoje” traz informações e orientações sobre o Plano Estadual de Imunização de Santa Catarina. Na plataforma é possível saber quando o cidadão receberá vacina da Covid-19.

Governo de SC cria site para consultar quando cidadão receberá vacina
Governo de SC cria site para consultar quando cidadão receberá vacina (Imagem: Reprodução/CNN Brasil)

O site “Quem vacina hoje?” foi desenvolvido pela Gerência de Ciências de Dados e Inovação do Ministério Público de Santa Catarina. Esse órgão elaborou a plataforma em parceria com o Conselho Estadual das Secretarias Municipais de Saúde.

O objetivo do governo do Estado de Santa Catarina é usar a ferramenta para informar os catarinenses sobre o Plano Estadual de Imunização. Dessa maneira, com os dados disponibilizados no site será possível saber quando irá receber a vacina.

Além disso, o sistema apresentará outros dados, como local de receber a dose do imunizante e qual será a vacina recebida. Dessa maneira, o objetivo foi reunir todas as informações sobre o Plano de vacinação em uma única plataforma.

É importante lembrar que o Brasil, atualmente, está aplicando doses de três laboratórios diferentes. A mais usada é a vacina CoronaVac (Sinovac/Butantan), porém também está sendo usada a AstraZeneca (Oxford) e a Pfizer.

Por esse motivo, os cidadãos devem ser comunicados qual vacina irá receber. Com a ferramenta os catarinenses podem consultar o site “Quem vacina hoje” e saber as informações sobre os Planos Municipais de Imunização das 295 cidades que compõem o Estado de SC.

Essa iniciativa faz parte da campanha de transparência do governo do Estado. Diante disso, o Estado deu o prazo para que os municípios alimentassem a plataforma com os dados. Sendo assim, esse processo terminou na última sexta-feira (28).

Nesse momento, só irá acontecer atualizações dos calendários de vacinação. De acordo com as informações repassadas pelo Governo de Santa Catarina apenas os municípios de Canoinhas, Papanduva, Porto União e Mafra não preencheram a plataforma com os dados.

Sendo assim, as informações das demais cidades do Planalto Norte, ou seja, Bela Vista do Toldo, Major Vieira, Três Barras, Monte Castelo, Itaiópolis e Irineópolis , já estão com os dados atualizados para a consulta.

O site está disponível nos portais do Ministério Público de SC, do Conselho Estadual das Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina e da Secretaria Estadual de Saúde de SC e das prefeituras municipais.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.