Antecipado! Em SP, profissionais de educação acima de 18 anos receberão vacina

O Governo de São Paulo tem feito várias alterações no calendário de vacinação nos últimos dias. O Estado decidiu autorizar a aplicação da vacina da Covid-19 em profissionais da educação básica com 18 anos de idade ou mais. 

Antecipado! Em SP, profissionais de educação acima de 18 anos receberão vacina
Antecipado! Em SP, profissionais de educação acima de 18 anos receberão vacina. (Imagem: Sinpro Caxias)

O comunicado foi feito pelo governador João Doria (PSDB) na manhã desta quarta-feira, 9, durante o lançamento do evento Mega Escola. Na ocasião, ele informou que esta inclusão seria capaz de destinar a vacina para cerca de 363 mil profissionais da educação básica com idade entre 18 a 44 anos. 

O novo grupo poderá ser imunizado na próxima sexta-feira, 11 de junho. As novas deliberações se sobrepõem ao cronograma anterior divulgado pelo estado no final do mês de abril. A expectativa era para que esses profissionais fossem vacinados entre o período de 21 a 31 de julho.

“Nós teremos 100% dos profissionais da educação básica imunizados em São Paulo, isso garante uma volta às aulas presenciais cada vez mais segura”, afirmou o governador. 

Os profissionais da educação com idade a partir de 18 anos podem procurar qualquer posto de vacinação em todo o Estado de São Paulo para receberem a primeira dose da vacina.

Lembrando que neste caso a imunização se restringe aos profissionais da educação básica, ou seja, ensinos fundamental e médio, tanto da rede pública quanto privada. 

Nesta quarta-feira, 9, é a vez dos profissionais da educação com idade igual ou superior a 45 anos. Ressaltando que a imunização deste grupo teve início há algumas semanas, os educadores com 47 anos ou mais em contato direto com os alunos, por exemplo, têm recebido a vacina desde o dia 9 de abril.

De acordo com as deliberações do Ministério da Saúde, a vacina destinada as profissionais da educação inclui os servidores que trabalham na faxina, portaria e manutenção das instituições de ensino presentes por todo o país. A imunização seguirá esta sequência:

  • Creches;
  • Pré-escolas;
  • Ensino fundamental;
  • Ensino médio;
  • Ensino profissionalizante;
  • Educação de jovens e adultos (EJA);
  • Ensino superior (grupo prioritário nº 19).

Em cada um desses subgrupos, a ordem de vacinação segue o critério geral da idade. Receberão as primeiras doses da vacina os profissionais com maior idade, seguindo gradativamente até os mais novos.

A inclusão dos profissionais da educação consiste no 18º e 19º grupos prioritários do Plano Nacional de Imunização (PNI).

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.