- WhatsApp Pagamentos já está disponível no Brasil
- Bancos estão aderindo aos poucos aos serviços
- Saiba como cadastrar seu cartão e fazer pagamentos
O WhatsApp Pay já está disponível para alguns usuários do aplicativo de mensagens no Brasil. Se a função já está aparecendo e você quer saber como usá-la, saiba aqui como fazer pagamentos com no Nubank, Inter, Next e Itaú.
Como fazer pagamentos pelo WhatsApp Pay?
- Toque no ícone de “clipe de papel” no Android ou “+” no iPhone e selecione a opção “Pagamento”
- Insira o valor que deseja pagar e uma mensagem se quiser
- Clique em “Pagar” e insira sua senha do Facebook Pay
- O pagamento aparecerá como se fosse uma mensagem na conversa do WhatsApp, e o contato precisa aceitar o pagamento. Após isso, o dinheiro cairá na conta do beneficiado.
- Se esta for a primeira vez que estiver usando o serviço, aceite os termos de uso, crie um PIN ou senha do Facebook Pay.
Nubank
O Nubank comunicou na última semana que está implementando a opção de pagamentos através do WhatsApp para seus usuários.
Porém, a função só pode ser utilizada para transferências entre contas de pessoa física, o que exclui empresas que utilizam o WhatsApp Business.
Esta nova função de pagamentos está disponível para os clientes da fintech que possuem a função débito no cartão.
Todas as transações realizadas pelo WhatsApp Pay são administradas pelo Facebook Pay, uma plataforma implementada recentemente pela rede social.
- Como cadastrar o cartão Nubank e fazer pagamentos no WhatsApp?
Para fazer um pagamento pelo WhatsApp utilizando o débito Nubank faça o seguinte:
- No aplicativo WhatsApp, selecione os “…” Que ficam em cima no lado direito e em seguida entre em “Configurações”. Caso utilize o iOS, clique em configurações.
- Vá na opção “Pagamentos” e entre em “Facebook Pay” para ler os termos e condições e criar uma senha PIN de seis dígitos que será utilizada nas transferências utilizando o Facebook Pay.
- Insira seus dados como nome completo, CPF, endereço residencial e dados do seu cartão de débito (é possível utilizar também o cartão de débito virtual)
- Faça a verificação do seu cartão ao receber um código de 6 dígitos no aplicativo Nubank e o insira no WhatsApp.
- Pronto, agora você já pode realizar pagamentos.
Banco Inter
Os clientes pessoa física do Banco Inter já podem cadastrar seu cartão com função débito no WhatsApp pagamentos.
Após o cadastro é possível enviar valores de até R$1 mil por transação e receber até 20 transferências no dia. O limite mensal é de R$ 5 mil.
Todas as transações são livres de taxas de serviço e cobranças. Serão aceitas apenas transações em território nacional e em reais.
“O objetivo do Inter é simplificar todos os aspectos da vida diária, na qual os pagamentos desempenham um papel importante. Acreditamos em maneiras fáceis e seguras de fornecer soluções de pagamentos para nossos clientes, e usar o WhatsApp para fazer isso é uma ótima experiência do usuário”, diz Ray Chalub, COO do Inter.
- Como cadastrar o cartão do Banco Inter e fazer pagamentos no WhatsApp?
O processo pra cadastrar seu cartão Inter é similar ao do Nubank
Processo de cadastro é similar
Uma vantagem do WhatsApp Pay é que o processo de cadastro e pagamentos é simples e igual para todas as instituições participantes.
Sendo assim, se você for cliente do Next ou do Itaú por de qualquer outra instituição que já aderiram ao serviço, siga os passos listados acima.
Banco que aderiram ao WhatsApp Pay
- Banco do Brasil: Visa
- Banco Inter: Mastercard
- Bradesco: Visa
- Itaú: Mastercard
- Mercado Pago: Visa
- Next: Visa
- Nubank: Mastercard
- Sicredi: Mastercard e Visa
- Woop, a conta digital da Sicredi: Visa.
WhatsApp é um aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones.
Além de mensagens de texto, os usuários podem enviar imagens, vídeos e documentos em PDF, além de fazer ligações grátis por meio de uma conexão com a internet.
No dia 19 de fevereiro de 2014, o Facebook adquiriu a empresa pelo montante de 16 bilhões de dólares, sendo quatro bilhões em dinheiro e 12 bilhões em ações do Facebook, além de três bilhões de ações no prazo de quatro anos caso permaneçam na companhia.