Como funciona a ‘gorjeta’ do Twitter? Saiba como receber ou enviar dinheiro

Na última semana, o Twitter começou a testar um sistema de bonificações, que funciona como uma espécie de “gorjeta”. Esta é uma nova forma de enviar e receber valores entre usuários da rede social. Saiba mais.

Como funciona a 'gorjeta' do Twitter? Saiba como receber ou enviar dinheiro
Como funciona a ‘gorjeta’ do Twitter? Saiba como receber ou enviar dinheiro (Reprodução/Unsplash)

Segundo o Twitter, todos os usuários que usam a rede social em inglês poderão enviar gorjetas para um primeiro grupo de contas dos Estados Unidos que foi escolhido para este período de testes. Entre estes grupos estão perfis de criadores, jornalistas, especialistas e organizações sem fins lucrativos.

A rede social disse que em breve, mais usuários poderão adicionar a novidade aos seus perfis e mais idiomas serão incluídos na fase de testes.

O objetivo do recurso é manter na plataforma o que muitos usuários já fazem atualmente, quando um tuíte viraliza ou mesmo quando algumas conta traz algum conteúdo relevante no Twitter.

Antes era preciso que estes usuários colocassem links externos para que seus seguidores pudessem ajudar com algum valor. Agora, tudo isso pode ser feito dentro da rede social.

“Queremos tornar mais fácil para usuários apoiarem uns aos outros além de seguir, retuítar e curtir. Hoje, estamos apresentando o Tip Jar, uma nova maneira de as pessoas enviarem e receberem gorjetas”, disse o Twitter em comunicado.

Como saber se um perfil pode receber gorjetas 

Para saber se um perfil já pode receber bonificações (gorjetas) confira o ícone que fica ao lado do botão “Seguir”. Quando clicar no ícone, o usuário verá uma lista de serviços ou plataformas de pagamento que a conta ativou e partir daí, selecione a de sua preferência.

A disponibilidade dos serviços de pagamento dependem de cada região e incluem  o PayPal, Bandcamp, Cash App, Patreon e Venmo. O Twitter informou que não receberá nenhuma porcentagem das bonificações.

Twitter 

Twitter é uma rede social e um servidor para microblogging, que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 280 caracteres, conhecidos como “tweets”), por meio do website do serviço, por SMS e por softwares específicos de gerenciamento.

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Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.