A partir da próxima segunda-feira, 10, o Departamento de Trânsito de Piauí (Detran-PI), retomará os exames práticos para a aquisição da Carteira Nacional de Trânsito (CNH), mais precisamente, na capital Teresina.
De acordo com o órgão, no primeiro momento os exames práticos para a CNH ficarão disponíveis somente para os alunos da autoescola que já haviam feito os devidos agendamentos, mas que tiveram os exames suspensos devido às restrições oriundas da pandemia da Covid-19. O Detran-PI irá liberar novos agendamentos no decorrer da próxima semana.
Vale ressaltar que os exames práticos para a aquisição da CNH terão a capacidade reduzida em respeito ao protocolo de segurança sanitária.
No que compete à região do interior do Piauí, ainda não foi feito um comunicado sobre a retomada dos exames práticos, embora o Detran-PI tenha informado que um novo calendário será divulgado em breve.
Os exames práticos para a obtenção da CNH foram suspensos desde o dia 9 de abril. A decisão foi tomada na tentativa de evitar a proliferação do novo coronavírus no Estado do Piauí.
Concurso Detran-PI 2021
Em meio à retomada gradativa das atividades, o Detran-PI também se manifestou quanto ao envio da solicitação para a realização de um novo concurso público do órgão. A ação é uma das metas estabelecidas pelo novo diretor do departamento desde o início de sua gestão.
Em justificativa sobre a respectiva solicitação, o órgão alegou que no ano de 2020 o quadro de funcionários contava com 338 servidores. No entanto, deste total, 60 se tratavam de servidores com idade superior a 60 anos.
Além do mais, o número de funcionários afastados dos cargos teve um aumento significativo, tendo em vista que boa parte se enquadravam no grupo de risco da Covid-19. Mesmo após a contratação terceirizada, o número de servidores efetivados estava bastante reduzido.
Os cargos promovidos pelo concurso do Detran-PI, se aprovado, irão oferecer salários entre R$ 919,23 a R$ 4.913,39 pagos para jornadas de 40 horas semanais. Contudo, o sindicato da categoria reivindica o reajuste na tabela de remuneração, uma vez que se trata de uma promessa garantida pelo Governo no ano de 2015.
“Nosso foco será baseado em três pilares: a modernização do sistema de informação, dando maior resolutividade às demandas do órgão; também iremos fazer uma reestruturação das Ciretrans. Outro ponto que não podemos deixar de destacar é a educação no trânsito”, declarou o Detran-PI.