Detran-PI retoma atendimento de exames práticos para obtenção da CNH

A partir da próxima segunda-feira, 10, o Departamento de Trânsito de Piauí (Detran-PI), retomará os exames práticos para a aquisição da Carteira Nacional de Trânsito (CNH), mais precisamente, na capital Teresina.

Detran-PI retoma atendimento de exames práticos para obtenção da CNH
Detran-PI retoma atendimento de exames práticos para obtenção da CNH. (Imagem: Reprodução/Mariana Alves/G1)

De acordo com o órgão, no primeiro momento os exames práticos para a CNH ficarão disponíveis somente para os alunos da autoescola que já haviam feito os devidos agendamentos, mas que tiveram os exames suspensos devido às restrições oriundas da pandemia da Covid-19. O Detran-PI irá liberar novos agendamentos no decorrer da próxima semana. 

Vale ressaltar que os exames práticos para a aquisição da CNH terão a capacidade reduzida em respeito ao protocolo de segurança sanitária.

No que compete à região do interior do Piauí, ainda não foi feito um comunicado sobre a retomada dos exames práticos, embora o Detran-PI tenha informado que um novo calendário será divulgado em breve.

Os exames práticos para a obtenção da CNH foram suspensos desde o dia 9 de abril. A decisão foi tomada na tentativa de evitar a proliferação do novo coronavírus no Estado do Piauí. 

Concurso Detran-PI 2021

Em meio à retomada gradativa das atividades, o Detran-PI também se manifestou quanto ao envio da solicitação para a realização de um novo concurso público do órgão. A ação é uma das metas estabelecidas pelo novo diretor do departamento desde o início de sua gestão. 

Em justificativa sobre a respectiva solicitação, o órgão alegou que no ano de 2020 o quadro de funcionários contava com 338 servidores. No entanto, deste total, 60 se tratavam de servidores com idade superior a 60 anos. 

Além do mais, o número de funcionários afastados dos cargos teve um aumento significativo, tendo em vista que boa parte se enquadravam no grupo de risco da Covid-19. Mesmo após a contratação terceirizada, o número de servidores efetivados estava bastante reduzido. 

Os cargos promovidos pelo concurso do Detran-PI, se aprovado, irão oferecer salários entre R$ 919,23 a R$ 4.913,39 pagos para jornadas de 40 horas semanais. Contudo, o sindicato da categoria reivindica o reajuste na tabela de remuneração, uma vez que se trata de uma promessa garantida pelo Governo no ano de 2015.

“Nosso foco será baseado em três pilares: a modernização do sistema de informação, dando maior resolutividade às demandas do órgão; também iremos fazer uma reestruturação das Ciretrans. Outro ponto que não podemos deixar de destacar é a educação no trânsito”, declarou o Detran-PI.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.