O Distrito Federal começará amanhã (24) a aplicar a vacina contra a Covid em um novo grupo. Os idosos entre 62 e 63 anos que residem no DF receberão a imunização da COVID, segundo o governador Ibaneis Rocha (MDB).
Na última quinta-feira (22), Ibaneis anunciou a imunização da COVID para idosos de 62 e 63 anos. O novo grupo poderá ser contemplado após o recebimento de mais 46,5 mil doses enviadas nesta semana pelo Ministério da Saúde.
De acordo com Ibaneis, era esperado que o lote de vacinas fosse maior. Mesmo assim, será possível ampliar a imunização da COVID para esse grupo. Das doses recebidas, 1.800 são da vacina do Butantan e 34.750 da Aztrazeneca.
O governo do DF esperava que fossem entregues 80 mil doses da vacina da COVID. Mesmo com um número menor, a região poderá dar continuidade ao Plano de Vacinação do Distrito Federal.
Segundo Ibaneis, após a imunização da COVID para os idosos, ou seja, pessoas a partir de 60 anos, terá início um novo grupo. Sendo assim, começaram a receber as doses as pessoas com comorbidades e professores.
O governador também esclareceu que o andamento da aplicação dos imunizantes depende do envio das doses por parte do Ministério da Saúde. Diante disso, salientou o desejo de comprar as vacinas com o próprio recurso do Estado.
Nesse contexto, afirmou que, assim que as farmacêuticas iniciarem a venda direta será realizada a compra dos imunizantes. Com essas doses será possível agilizar a Campanha de Vacinação. Todas essas informações foram divulgadas em sua rede social.
Imunização da COVID no DF
A Campanha de imunização da COVID no DF começou no final de janeiro. Nesta semana foram aplicadas a segunda dose da vacina AstraZeneca. Essa deve ser aplicada em até 90 dias depois da primeira dose.
Até a última quarta-feira (21), a região registrava a aplicação da primeira dose em 12,17% da população. Esse quantitativo corresponde a 371.394 pessoas. Desses, 177.875 receberam a segunda dose e completaram o ciclo de imunização.
Diante disso, atualmente, o Distrito Federal está no 16º lugar no ranking nacional de imunização contra a Covid-19. Essa colocação mostra que a aplicação das doses está atrasada, devido a falta de imunizantes enviadas pelo Ministério da Saúde.