Formas de usar o PIX para movimentar o auxílio emergencial 2021

O PIX é uma das ferramentas disponíveis no Caixa TEM. Com ele é possível fazer transferências, pagamentos por QR Code, compras presenciais entre outras operações. Diante disso, o auxílio emergencial pode ser movimentado om o PIX a partir do dia 30 deste mês.

Formas de usar o PIX para movimentar o auxílio emergencial 2021
Formas de usar o PIX para movimentar o auxílio emergencial 2021 (Imagem: Reprodução/ Exame Invest)

O auxílio emergencial poderá ser movimentado por meio do PIX a partir do dia 30 de abril. A novidade foi divulgada no Diário Oficial da União de 16 de abril. A forma de pagamento estará disponível no aplicativo Caixa TEM.

Com isso, os beneficiários que recebem o auxílio emergencial na conta Poupança Social Digital poderão fazer pagamentos e transferências por meio do PIX. Porém, essas funções não poderão ser usadas entre contas do mesmo titular, mesmo que seja em bancos diferentes.

Dessa maneira, os pagamentos e transferências por meio do PIX só estarão disponíveis para operações para contas no nome de outras pessoas. Porém, essa limitação só será realizada no recebimento da primeira parcela do auxílio emergencial.

Sendo assim, nos outros três pagamentos, os beneficiários poderá transferir o valor disponibilizado para outra conta mesma titularidade. Os pagamentos usando o PIX estarão disponíveis no recebimento das quatro parcelas do programa.

Quem recebe o auxílio emergencial já tem o valor depositado na conta Poupança Social Digital. Com isso, pode movimentar o valor, por meio do cartão de débito virtual, para fazer compras e pagamentos.

Cartão Virtual Caixa TEM: passo a passo COMPLETO para comprar em lojas físicas

Essa função está disponível no Caixa TEM. Os pagamentos podem ser feitos online ou diretamente na maquininha do estabelecimento comercial, por meio de QR CODE. Porém, a partir do dia 30 de abril, os clientes do banco digital da Caixa também poderão usar o PIX.

Essa será mais uma opção para movimentar o dinheiro. Para usar a ferramenta será necessário cadastrar uma chave. Essa pode ser o seu CPF, CNPJ, número de telefone, e-mail ou um número aleatória escolhido pela instituição financeira.

Para fazer o pagamento e/ou a transferência o pagador e o recebedor precisam ter esse cadastro. Isso porque, ao fazer a operação será necessário informar a chave do recebedor.

Porém, caso não tenha o dado disponível no momento será preciso indicar os dados bancários de quem vai receber o pagamento ou fazer a operação por meio da leitura de QR CODE.

YouTube video player
Glaucia AlvesGlaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.
Sair da versão mobile