Caixa TEM: Lista completa com as funções da poupança digital

Pontos-chave
  • Caixa Tem é atualizado e oferta novos serviços;
  • Benefícios sociais e trabalhistas são inclusos na plataforma;
  • Usuários têm acesso a seguro funerária e transferência gratuita.

Caixa Tem inclui cerca de 105 milhões de brasileiros nos serviços bancários. Considerado um dos aplicativos mais acessados no Brasil ao longo dos últimos 12 meses, a poupança digital da Caixa Econômica Federal vem passando por uma série de atualizações. Agora, além de receber benefícios sociais, a população passa a ter acesso até mesmo seguros de vida.

Caixa TEM: Lista completa com as funções da poupança digital (Imagem: Google)
Caixa TEM: Lista completa com as funções da poupança digital (Imagem: Google)

Lançado em 2020, o Caixa Tem vem sendo visto como a grande novidade financeira para a economia nacional. A partir de sua implementação, parte significativa da população de baixa renda passou a ter acesso a serviços bancários o que resulta na evolução de números na conta poupança.

Atualmente, o programa conta com mais de 105 milhões de usuários, sendo eles segurados do auxílio emergencial, bolsa família, FGTS, entre outros.

De acordo com Pedro Guimarães, presidente da Caixa, a projeção é de que até o fim do ano esse número fique ainda maior tendo em vista o interesse de projetar o app como a principal plataforma de pagamento do país.

Atuais benefícios vinculados ao Caixa Tem

Nesse momento, as principais transações feitas pelo app vem sendo a inclusão pelo Bolsa Família. Para o grupo, espera-se que cerca de 8 milhões de segurados passem a receber através da plataforma até o fim de março.

No entanto, não se pode descartar que com o anúncio de extensão do auxílio emergencial um novo lote considerável de transições voltará a ser feita online. De acordo com dados do ministério da economia, cerca de 40 milhões de pessoas deverão receber o benefício através da poupança social.

Há ainda as liberações referentes ao FGTS, que estão sendo feitas através do saque aniversário e do saque emergencial que também deverá voltar a ser concedido. Nesse caso, são cerca de 50 milhões de pessoas inclusas na plataforma.

Por fim, a mesma vem sendo útil para os pagamentos dos trabalhadores vinculados no Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm). Os depósitos mensais são referentes ao complemento de salário de quem teve a jornada de trabalho alterada.

Funcionalidades do Caixa Tem

Para quem estiver incluso em algum dos grupos acima, o app fornece uma série de serviços. De modo geral, ele vem funcionando como uma carteira online, permitindo com que o usuário tenha acesso a seu saldo, extrato, faça saques ou até mesmo compras.

Até a última atualização realizada, a ferramenta apresenta tradicionalmente as seguintes funções:

  • Saldo;
  • Extrato;
  • Saques;
  • Cartão virtual;
  • Pagamentos no app e nas casas lotéricas;
  • Pagamentos em maquininhas;
  • Recarga de celular;
  • Transferências;
  • Contratação de seguro.
Caixa TEM: Lista completa com as funções da poupança digital (Imagem: Google)
Caixa TEM: Lista completa com as funções da poupança digital (Imagem: Google)

Lançamentos e demais serviços

Além das funções tradicionais acima, a Caixa vem elaborando uma série de novos serviços a serem utilizados pelo app.

O primeiro deles foi intitulado de Seguro Apoio Família, onde o usuário poderá organizar o pagamento de funeral de seu familiar em caso de morte acidental.

Serão concedidas cestas básicas por três meses e um auxílio de R$ 2 mil para quem estiver vinculado a função. Além disso, haverá sorteios de R$ 20 mil mensais.

Outra novidade já disponível são as transferências através do PIX. Nesse caso, o cidadão poderá fazer envios 24h por dia, sete dias por semana e em todos os dias do ano, de forma totalmente gratuita.

Para usar é só cadastrar uma chave de identificação (chave Pix), que pode ser CPF, CNPJ, número de telefone, e-mail ou chave aleatória, no próprio Caixa Tem.

Há ainda a realização de pagamento nas maquininhas, onde o usuário usa a leitura de QR Code para poder aprovar a quitação de produtos e serviços. A novidade já está disponível nos estabelecimentos físicos parceiros da Caixa e também não cobra taxa extra.

A última função é os pagamentos em Lotéricas, onde além de utilizar o aplicativo para os pagamentos convencionais, o usuário tem permissão para efetuar o pagamento de contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral nas casas lotéricas pela opção “Pagar na Lotérica” do Caixa Tem.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA