Calendário de restituição do IR será alterado com novo prazo de entrega da declaração?

Após o adiamento da entrega da declaração do Imposto de Renda (IR) para dia 31 de maio, alguns contribuintes ficaram confusos se o calendário de restituição será alterado também.

Calendário de restituição do IR será alterado com novo prazo de entrega da declaração?
Calendário de restituição do IR será alterado com novo prazo de entrega da declaração? (Foto: FDR)

No dia 24 de fevereiro, a Receita Federal divulgou o calendário de restituição deste ano, que não sofrerá mudanças por conta da mudança no prazo de entrega da declaração.

Neste ano serão cinco lotes que devem ser pagos entre maio e setembro. No ano passado, os lotes começaram a ser pagos antes mesmo do fim da entrega da declaração. Havia sido uma exceção já que o tempo de entrega também foi estendido por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus.

A restituição é o valor que muitas pessoas podem receber após fazer a sua declaração do imposto de renda.

Para isso é necessário que o contribuinte tenha recolhido mais imposto do que deveria, ao longo do ano. Com isso, a parte “extra” dessa contribuição é devolvida pela Receita.

Calendário de restituição do IRPF

Serão cinco lotes de restituição que serão pagos mensalmente nos meses de maio, junho, julho, agosto e setembro. As datas serão as seguintes:

Como saber meu lote de restituição?

Não há como saber qual lote você será restituído, mas vale lembrar que quanto mais cedo entregar a sua declaração o contribuinte vai receber mais cedo a sua restituição.

O primeiro lote leva em consideração os grupos prioritários como pessoas idosas ou com algum tipo de deficiência, doença ou condição séria.

Após isso, a ordem de entrega da declaração entra como critério para receber a restituição.

Como consultar a restituição?

A consulta só pode ser feita depois de um tempo que a declaração for entregue, no site da Receita. Porém, normalmente essa consulta só é aberta uma semana antes do pagamento do lote em questão.

Quem deve declarar do IRPF

Devem declarar o Imposto de Renda em 2021:

Sair da versão mobile