IRPF 2021: MEI precisa entregar a declaração? Tire suas dúvidas!

O contribuinte que trabalhou como Microempreendedor Individual (MEI) em 2020 pode precisar declarar o Imposto de Renda 2021. Caso a pessoa se enquadre em uma das regras da Receita Federal, o envio da declaração do IRPF 2021 será necessário.

IRPF 2021: MEI precisa entregar a declaração? Tire suas dúvidas!
IRPF 2021: MEI precisa entregar a declaração? Tire suas dúvidas! (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Atualmente, o Brasil conta com milhões de Microempreendedores Individuais ativos. Apesar do grande número de profissionais que atuam como MEI, nem todos precisam entregar a declaração do Imposto de Renda 2021.

Apenas a condição de MEI não obriga o contribuinte a enviar a declaração. A obrigatoriedade vale para quem se enquadra em um dos critérios definidos pela Receita Federal. Os critérios que obrigam a entrega para o MEI e para a pessoa física são os mesmos.

Cálculo da parte tributável

Um ponto importante a se considerar para saber se o MEI deve declarar o IR é o lucro obtido em 2020. Em geral, quem teve rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70, precisa prestar contas ao fisco.

Já no caso do MEI, uma parte do faturamento desta categoria é isenta de tributos. Por isso, não deve ser considerada para este teto. Para descobrir a parcela considerada tributável, o MEI deve calcular a porcentagem isenta do faturamento — que varia conforme a atividade — e subtraí-la do total.

O cálculo da isenção tem como base o percentual definido sobre o total do faturamento anual. Segundo o advogado tributarista da Renault, Zattar, Da Gama & Rodrigues Pires Advogados, Tadeu Puretz, ao O Globo, o percentual é:

Após o cálculo, a pessoa saberá se teve rendimentos tributáveis acima deste teto. Caso tenha sido o caso, o preenchimento da declaração do IR 2021 deve ser feito.

Diante disso, a parte que não possui incidência de impostos deverá ser declarada na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”.

Já a parte restante deverá ser inserida em “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica”, com o CNPJ do microempreendedor como fonte pagadora.

Imposto de Renda: Como declarar pela primeira vez? Aprenda em 4 MINUTOS!

Caso o MEI mantenha a escrituração contábil mensal — que consiga detalhar o lucro como pessoa jurídica regularmente à receita Federal — toda a quantia será isenta no momento da declaração. Nesta situação, a pessoa ainda poderá abater do total despesas relacionadas à atividade exercida.

Ao considerar este caso, a prestação de contas somente será necessária se o montante passar o teto de R$ 40 mil em rendimentos isentos. Apesar disso, essa prática, geralmente, necessita de auxílio profissional de contadores, pois precisa de um controle detalhado do fluxo financeiro.

Declaração do IRPF 2021 é diferente da Declaração Anual do Simples Nacional

Cabe destacar que a declaração do IR é diferente da Declaração Anual do Simples Nacional do Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI).

Se a declaração do Imposto de Renda pode ser dispensável, a DASN-SIMEI já deve ser feita por todas as microempresas. Ela deve ser entregue até dia 31 de maio.

YouTube video player
Silvio SuehiroSilvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile