A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) criou um simulador do uso de cotas para ajudar os candidatos a calcularem sua pontuação de cotas no ingresso do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2021. O sistema é simples e pode ser acessados pelos estudantes de forma gratuita.
Simulador de cotas
Foi criado um simulador de cotas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para facilitar à vida dos estudantes. Ele é de uso exclusivo para os candidatos que desejam se inscrever por cotas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2021.
O programa é destinado aos candidatos que possuem dúvidas sobre qual programa de cotas ele pode utilizar para concorrer às vagas, sejam eles: pela etnia, renda bruta, escola pública ou ampla concorrência.
À simulação é feita pela internet, de forma simples e gratuita. Ao acessar o site o candidato precisa responder apenas quatro perguntas, sendo:
- Se estudou os três anos do Ensino Médio em escola pública;
- Se é autodeclarado preto, pardo ou indígena;
- Se tem renda per capita menor ou igual a 1,5 salário mínimo;
- Se é uma pessoa com deficiência.
Ao responder todas às perguntas, o sistema já dá a resposta indicando qual a cotas ou as cotas que o candidato tem direito a concorrer.
Conforme explica a relações públicas da UFSM e integrante da Comissão de Ingresso Acadêmico, Julia Cervo:
“Essa é uma estratégia pessoal de cada candidato, ao analisar o número de vagas por cota ou a documentação que ele precisa entregar . Se o candidato é preto, pardo ou indígena, por exemplo, mas não quiser se inscrever em cotas que utilizem a autodeclaração, ele pode. É possível se inscrever em A0 (ampla concorrência) ou L5 (escola pública), e não obrigatoriamente ou necessariamente em opções que envolvam a sua autodeclaração”.
Tipos de cotas do SISU
- Cotas para alunos de escola públicas: vagas destinadas a pessoas que se formaram em escolas públicas;
- Cotas para pessoas de baixa renda: renda familiar por pessoa é de até 1 salário mínimo e meio;
- Cotas para ações afirmativas: estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas, pessoas com deficiências e comunidade quilombola;
- Modalidade ampla: para todos os candidatos que não se enquadram nas cotas.