UFSM cria simulador do uso de cotas para ingresso no SiSU 2021

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) criou um simulador do uso de cotas para ajudar os candidatos a calcularem sua pontuação de cotas no ingresso do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2021. O sistema é simples e pode ser acessados pelos estudantes de forma gratuita.

UFSM cria simulador do uso de cotas para ingresso no SiSU 2021
UFSM cria simulador do uso de cotas para ingresso no SiSU 2021 (Imagem: Reprodução Congresso em Foco)

Simulador de cotas

Foi criado um simulador de cotas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para facilitar à vida dos estudantes. Ele é de uso exclusivo para os candidatos que desejam se inscrever por cotas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2021.

O programa é destinado aos candidatos que possuem dúvidas sobre qual programa de cotas ele pode utilizar para concorrer às vagas, sejam eles: pela etnia, renda bruta, escola pública ou ampla concorrência.

À simulação é feita pela internet, de forma simples e gratuita. Ao acessar o site o candidato precisa responder apenas quatro perguntas, sendo:

  • Se estudou os três anos do Ensino Médio em escola pública;
  • Se é autodeclarado preto, pardo ou indígena;
  • Se tem renda per capita menor ou igual a 1,5 salário mínimo;
  • Se é uma pessoa com deficiência.

Ao responder todas às perguntas, o sistema já dá a resposta indicando qual a cotas ou as cotas que o candidato tem direito a concorrer.

Conforme explica a relações públicas da UFSM e integrante da Comissão de Ingresso Acadêmico, Julia Cervo:

“Essa é uma estratégia pessoal de cada candidato, ao analisar o número de vagas por cota ou a documentação que ele precisa entregar . Se o candidato é preto, pardo ou indígena, por exemplo, mas não quiser se inscrever em cotas que utilizem a autodeclaração, ele pode. É possível se inscrever em A0 (ampla concorrência) ou L5 (escola pública), e não obrigatoriamente ou necessariamente em opções que envolvam a sua autodeclaração”.

Tipos de cotas do SISU

  • Cotas para alunos de escola públicas: vagas destinadas a pessoas que se formaram em escolas públicas;
  • Cotas para pessoas de baixa renda: renda familiar por pessoa é de até 1 salário mínimo e meio;
  • Cotas para ações afirmativas: estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas, pessoas com deficiências e comunidade quilombola;
  • Modalidade ampla: para todos os candidatos que não se enquadram nas cotas.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Mariana Castro
Mariana Castro é formada em Pedagogia pela Universidade Brás Cubas em Mogi das Cruzes - SP. Atualmente trabalha como professora na rede privada de ensino e dedica-se a sessão de carreiras do FDR, produzindo pautas sobre educação e emprego.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA