Nota do ENEM pode garantir vagas em universidades do exterior; veja como usar

São diversas formas de usar a nota do ENEM para ingressar na faculdade. Uma delas é ensino no exterior. Diversas universidades, norte americanas e europeias, aceitam a nota do exame para ingresso.

Nota do ENEM pode garantir vagas em universidades do exterior; veja como usar
Nota do ENEM pode garantir vagas em universidades do exterior; veja como usar (Imagem/Reprodução: Google)

Nem todos os estudantes brasileiros sabem, mas com a nota do ENEM é possível ingressar em instituições particulares e públicas do Brasil, mas também em universidades fora do país.

O processo é um pouco mais burocrático e mais caro do que as opções nacionais.

Como usar a nota do ENEM no exterior?

O processo de ingresso em uma instituição fora do Brasil é mais burocrático, e até mais demorado, do que aqui mesmo no país. Isso se deve ao fato de que, ao contrário do SiSU, por exemplo, em que o edital vale para todas as universidades do Brasil.

No exterior, cada uma pode decidir como será a sua seleção, com seus próprios critérios e regras, com uso da nota do Exame.

As universalidades podem incluir etapas de entrevistas, análise de histórico escolar, entre outras questões. A universidade pode até mesmo exigir que o candidato também faça o seu vestibular.

Então, é importante pesquisar as instituições que aceitam e como é feita a seleção.

Outra questão a ser observada é o custo do ensino no exterior, muitas instituições aceitam a nota do exame, mas o ensino não é gratuito.

Algumas universidades oferecem programas de bolsas de estudos que contemplam estrangeiros. Uma dica é pesquisar antes sobre o custo de vida e de ensino naquele país.

Países que aceitam a nota do ENEM

De todos os país que recebem estudantes pelo Exame Nacional do Ensino Médio, apenas com Portugal há contratos firmados entre o MEC e as instituições.

As demais universidades estrangeiras que recebem estudantes brasileiros pelo ENEM não possuem vínculos direto com a pasta.

Confira abaixo em quais países é possível estudar com essa nota:

  • Portugal, cerca de 50 instituições, entre elas a Universidade de Coimbra;
  • Reino Unido, universidades renomadas aceitam a nota, como: Oxford, Kingston e Bristol;
  • França;
  • Estados Unidos, New York University;
  • Irlanda, University College Dublin;
  • Canadá, Universidade Toronto.

Continue bem informado, acompanhe a editoria de carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.