Pagamento do IPVA 2021 foi adiado! Paraná altera calendário de vencimentos

O Governo do Paraná anunciou que as três últimas parcelas do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) tiveram o vencimento adiado por um mês. A medida de adiar o pagamento do IPVA tem o intuito de auxiliar a população a enfrentar os impactos causados pela pandemia de covid-19.

Pagamento do IPVA foi adiado! Paraná altera calendário de vencimentos
Pagamento do IPVA foi adiado! Paraná altera calendário de vencimentos (Imagem: Google)

Com a mudança anunciada pelo Governo do Paraná, a 3ª parcela, que deveria ser paga em março, terá o prazo estendido para abril. E assim sucessivamente até a 5ª parcela, prevista para junho.

Por conta da pandemia de covid-19, o Governo já havia autorizado o pagamento do IPVA 2021 em cinco parcelas. Anteriormente, o parcelamento máximo era de três meses.

Novo calendário de pagamento do IPVA 2021 no Paraná

Confira os novos prazos de pagamento das três últimas parcelas do imposto — 3ª parcela, 4ª parcela e 5ª parcela, respectivamente:

Este anúncio recente faz parte de um pacote de medias para prestar suporte aos cidadãos e empresas. Outra decisão tomada foi um decreto que suspende até dia 31 de março o ajuizamento de execuções fiscais e a apresentação de protesto de certidões de dívida ativa do Estado.

IPVA 2021: Formas de DESCONTOS, Calendários, DETRANs, pagamentos e consulta

ICMS

O Governo ainda anunciou que publicará nos próximos dias o adiamento do pagamento da parcela estadual do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) devido por pequenas empresas optantes do Simples Nacional, e do parcelamento do imposto devido por substituição tributária.

Ainda foi informado que a Receita Estadual encaminhará decretos alterando prazos de pagamento do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação.

Além disso, será prorrogado o prazo de pagamento da antecipação do imposto, devido no momento da entrada no território paranaense de bens ou mercadorias oriundos de outro estado e destinados à comercialização ou à industrialização.

Por fim, foi informado que os contribuintes terão a possibilidade de parcelar o ICMS devido a título de substituição tributária (GIA-ST), em até seis parcelas mensais.

Os decretos relativos às mudanças de prazos do ICMS serão publicados nos próximos dias.

YouTube video player
Silvio SuehiroSilvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile