INSS anuncia início de uma ação força tarefa para validar solicitações previdenciárias. Diante do número de pessoas nas filas de espera para a concessão de benefícios como o BPC, o Instituto Nacional do Seguro Social montou uma operação exclusiva para liberar o pagamento de mais de 534.848 pedidos. Cerca de 1.383 servidores estarão trabalhando no processo.
Um dos efeitos do novo coronavírus foi o atraso na concessão de benefícios do INSS. Para quem solicitou o BPC, o órgão montou uma força tarefa exclusiva com a finalidade de antecipar a validação dos pagamentos.
A ação teve início no último dia 12 e deverá durar até que todo o estoque de pedidos seja zerado.
Números de concessão pelo BPC
De acordo com os dados do próprio INSS, até o mês de dezembro de 2020, haviam cerca de 534.848 pedidos em análise.
Desse total, 442.483 é referente exclusivamente a solicitações de Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência; 665 de Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência – Microcefalia; 89.088 de Benefício Assistencial ao Idoso; e 2.612 de Benefício Assistencial ao Trabalhador Portuário Avulso.
Para poder reduzir os números, o órgão montou um time de servidores que estão trabalhando exclusivamente na análise desses processos. De acordo com a gestão previdenciária, a previsão é de que até julho as filas sejam zeradas.
“A força-tarefa envolverá servidores de todas as regionais do País e visa reduzir o estoque de requerimentos do BPC. A ação será focada nas avaliações sociais”, informou o INSS por meio de sua assessoria de imprensa.
Sobre o BPC
Trata-se de um benefício destinado para quem está impossibilitado de exercer as atividades de trabalho por questões de saúde. Através da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) ele garante que o cidadão tenha direito de receber um salário mínimo por mês.
O pagamento é destinado não só para os trabalhadores com a jornada comprometida, como também para familiares que tenham algum parente impossibilitado de trabalhar.
O processo de cadastramento e solicitação é feito diretamente pelo Meu INSS, sendo necessário estar inscrito também no CadÚnico e no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).
Normalmente o prazo de retorno de validação é de até 90 dias, mas com a pandemia há quem espere por mais de 140 dias.