Cidade de Pernambuco faz mutirão para atualizar Bolsa Família e CadÚnico; veja datas!

Em Pernambuco, prefeituras reforçam processo de atualização de cadastro pelo Bolsa Família. Diante da fiscalização do governo federal, representantes de estados e municípios estão ajudando a população a manter o registro em dia e evitar desligamentos no programa. Na cidade de Olinda, mais de 12 mil pessoas corriam o risco de cancelamento.

Cidade de Pernambuco faz mutirão para atualizar Bolsa Família e CadÚnico; veja datas! (Imagem: Reprodução/Google)
Cidade de Pernambuco faz mutirão para atualizar Bolsa Família e CadÚnico; veja datas! (Imagem: Reprodução/Google)

Desde 2020 o governo federal vem exigindo que a população mantenha os documentos de cadastro do Bolsa Família constantemente atualizados.

A determinação vem resultando no desligamento de uma série de segurados que em grande maioria não recebeu orientação sobre como fazer as devidas correções.

Mutirão de correção em Pernambuco

Na cidade de Olinda, região metropolitana do Recife, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos (SDSDH) realizou um mutirão para evitar o desligamento dos segurados. A população precisou comparecer aos pontos de atendimento apresentando os seguintes dados:

  • Comprovante de residência
  • Documento de identificação com foto do titular e familiares
  • Comprovante de renda
  • Informes de saúde e escola

Conforme explicou os técnicos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS IX), com tais dados é possível corrigir ainda demais informações como o número de telefone e outros meios de contato para que os segurados consigam acompanhar seus benefícios.

Juliane Camilo, coordenadora do CRAS IV, explica que vem sendo necessário realizar ações de acompanhamento com a população diante das mudanças na gestão federal sobre as normas de funcionamento do projeto.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
OPORTUNIDADE
imagem do cartão
Você foi selecionado para ter um cartão de crédito, sem anuidade hoje mesmo.
Faça sua aplicação!
277 pessoas solicitando no momento...

“A Secretaria percebeu um aumento da demanda de usuários, com pedidos de inserção no CadÚnico, a porta de entrada dos programas sociais. O mutirão vem para dar vazão a essa demanda crescente”, afirma a coordenadora.

Ela explicou ainda que ao longo das próximas semanas o estado estará dando continuidade as atualizações. Não há um prazo limite para que o cidadão faça a correção, mas é recomendando que ele resolva a burocracia o mais rápido possível.

Governo federal exige atualização dos cadastros

De acordo com o último balanço feiro pelo governo federal, foram identificados mais de 12 mil usuários, em Olinda, que não estavam com os dados regularizados.

Já em nível federal, há milhares de pessoas que também estão sendo desligadas, sendo a Bahia o estado mais afetado.

Há governadores que estão entrando com um processo legal contra o ministério da cidadania de modo que comprove o motivo pelo qual o cidadão teve seu auxílio cortado. Muitos informam estar dentro das regras de concessão, mas ainda assim teve o benefício negado.

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.