Governo suspende pagamento do Bolsa Família para 12 MIL inscritos na Bahia

Ação pente fino pelo Bolsa Família permanece reduzindo o número de segurados. Nessa semana, o relatório do Comitê Técnico da Assistência Social do Consórcio Nordeste relevou que mais de 12 mil cadastros foram exclusos do projeto na Bahia. De acordo com o levantamento, no Norte cerca de 12 mil inscrições foram suspensas, todas sem justificativa.

Governo suspende pagamento do Bolsa Família para 12 MIL inscritos na Bahia (Imagem: Reprodução/Google)

Desde o início de 2020 o governo federal vem realizando uma espécie de vistoria dentro do Bolsa Família. Entre janeiro do ano passado e fevereiro deste ano foram retiradas mais de 48 mil famílias na região Nordeste.

O estado da Bahia tem sido o mais afetado, considerado aquele que mais concede o benefício.

 Justificativas para a exclusão

Parte significativa dos cadastros exclusos informaram não entender o motivo de tal decisão. De acordo com a regulamentação do projeto, estes estariam dentro de todas as regras.

Ao tentar entrar em contato com os centros de assistência social a população não obtém respostas sobre os possíveis erros, ou violação de cadastro.

“É uma ação criminosa, sem nenhuma razoabilidade técnica, política e econômica. Privilegiar as regiões mais ricas, que não tiveram grandes perdas, com acréscimos de pessoas no programa Bolsa Família, enquanto que as regiões Norte e Nordeste tiveram perdas expressivas é um absurdo”, afirmou o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia, Carlos Martins.

Governo na Bahia solicita explicação

Diante de tais números o governo estadual deu entrada em uma limitar com a finalidade de proibir o ministério da cidadania de aplicar novos cortes. A ação foi endereçada ao Supremo Tribunal Federal (STF) que deverá cobrar os motivos pelos quais os cadastros foram desligados.

“O Governo do Estado da Bahia entrou com uma ação e tem uma liminar no STF proibindo a redução do número de beneficiários no estado, e isso quer dizer que eles estão descumprindo a liminar. Já coloquei minha equipe de plantão e nós vamos ver cidade por cidade em que foi verificada a exclusão [de famílias do Bolsa Família]  e pedir a Procuradoria Geral do Estado para anexar ao processo [que tramita no STF], e informar ao Supremo que o Governo Federal está descumprindo a liminar.”

É válido ressaltar que a Bahia é o estado com o maior número de segurados pelo Bolsa Família, assim como também foi a região onde houve mais desligamentos.

Na contrapartida, em locais como Minas Gerais novos 23 mil cadastros foram aceitos. Já no Rio Grande do Sul o crescimento foi de 12 mil e no Paraná de 9 mil.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.