Peritos do INSS temem novo fechamento de agências com aumento de casos da COVID-19

Agências do INSS podem ser novamente fechadas e perícias médicas suspensas. Diante do crescimento no número de infectados pelo novo coronavírus, os peritos previdenciários passaram a cogitar em novamente paralisar os serviços. A decisão está sendo analisada pela Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP).

Peritos do INSS temem novo fechamento das agências com aumento de casos da COVID-19 (Imagem: Reprodução/Google)
Peritos do INSS temem novo fechamento de agências com aumento de casos da COVID-19 (Imagem: Google)

Atualmente o Brasil vive aquilo que tem sido considerado como a pior fase de pandemia do novo coronavírus.

O número de infectados vêm crescendo consideravelmente em todos os estados, mesmo com o início da campanha de vacinação.

Diante disso, o INSS corre o risco de suspender o atendimento presencial em suas agências e cancelar a realização de perícias.

Perícias do INSS ameaçadas

Um dos principais serviços realizados pelo INSS nos últimos tempos têm sido as perícias médicas.

Apenas por meio da avaliação dos profissionais de saúde parceiro é que a população consegue ter acesso a benefícios como o auxílio doença, BPC, aposentadoria por invalidez, entre outros.

De acordo com os representantes da ANMP, o grupo está começando a cogitar a possibilidade de paralisar as atividades presenciais.

A ação, defende eles, visa diminuir o risco de contaminação pela COVID-19 para os idosos que são considerados o principal grupo de risco. Trata-se de uma iniciativa objetivando minimizar as possibilidades de uma crise sanitária ainda maior, dessa vez propagada pelo INSS.

“Vamos discutir o que fazer e considerar que, se houver o colapso da saúde, com taxa de ocupação de leitos de UTI acima de 90%, ou onde estejam vigentes medidas de restrição, na nossa opinião deverá, sim, voltar ao atendimento remoto de forma temporária”, explicou Francisco Eduardo Cardoso Alves, presidente da ANMP.

Como ficará a concessão dos benefícios?

Caso a realização das pericias presenciais seja suspensa o INSS deverá cogitar a retomada do serviço online.

Isso implica dizer que, a população deverá ser analisada por um médico de sua preferência que em parceria com o INSS dará o laudo de concessão ou não do abono.

Até o momento o órgão previdenciário não se pronunciou a respeito. A expectativa é que somente após a decisão da ANMP é que sejam liberados novos informes sobre o atendimento presencial nas agências.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.