Nova tecnologia do Banco do Brasil libera pagamento de impostos por PIX

Os contribuintes do Acre, Piauí e São Paulo podem pagar os impostos via PIX. A tecnologia foi desenvolvida pelo Banco do Brasil (BB) e permite que os governos dos três estados realizem a cobrança dos tributos pelo sistema instantâneo de pagamentos desenvolvido pelo Banco Central.

Nova tecnologia do Banco do Brasil libera pagamento de impostos por PIX
Nova tecnologia do Banco do Brasil libera pagamento de impostos por PIX (Imagem: Markus Winkler on Unsplash)

Os governos do Acre, Piauí e São Paulo aderiram à nova tecnologia e agora podem gerar um código QR para o pagamento dos tributos. Com isso, os contribuintes podem pagar os impostos a partir da leitura fotográfica do código e realizar o pagamento via PIX.

Segundo o BB, os municípios de Eusébio (CE), Linhares (ES), São José dos Campos (SP), Uberlândia (MG) e Vila Velha (ES) também estão aderindo à nova ferramenta. A ideia é que o pagamento dos tributos pelo PIX seja implantado em todo o país.

No município de Eusébio, os moradores já podem pagar o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2021 pelo sistema de pagamento instantâneo pelo BB ou qualquer banco que tenha a chave PIX cadastrada.

No estado de São Paulo, a parceria entre o Banco do Brasil e a Secretaria Estadual de Fazenda permitirá o recolhimento do Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (Dare). E o pagamento do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), além do pagamento de multas e custos judiciais, pelo PIX.

Outra opção para quem é cliente do Banco do Brasil é pagar a conta de energia do grupo Energisa. A companhia elétrica contempla onze estados brasileiros e disponibiliza em sua conta de luz o código QR para a efetuação do pagamento.

De acordo com a Energisa, a nova ferramenta de pagamento instantâneo está sendo usada há três meses e a ideia é ampliar o seu funcionamento contemplando todos os 8 milhões de clientes do grupo.

A Receita Federal já utiliza a ferramenta de pagamento instantâneo, desenvolvida pelo Banco Central, desde dezembro do ano passado. Na ocasião, a Receita permitiu que as empresas, que precisavam declarar débitos e créditos tributários, podiam pagar as contas pelo PIX.

Os empregados domésticos também podem pagar as guias do eSocial pelo sistema de pagamento instantâneo do Banco Central. Com isso, o que já era simples ficou ainda mais fácil.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Glaucia Alves
Gláucia Alves, formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Foi professora por 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR, produzindo conteúdo sobre economia e direitos da população brasileira, além de realizar consultoria de redação on-line.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA