A ferramenta PIX, já usada pelo governo federal para facilitar o pagamento de impostos federais, começa a avançar para os estados e municípios. O estado de São Paulo está se preparando para incluir o sistema como uma alternativa para o recolhimento de tributos locais como o ICMS (estadual), IPVA (estadual) e o IPTU (municipal). O que deve ser feito por meio de uma solução desenvolvida pelo Banco do Brasil.
A solução do Banco do Brasil permite que os contribuintes realizem a quitação dos tributos por meio de um QR Code, no qual poderá ser pago usando o aplicativo de qualquer instituição financeira que possua o PIX.
Outros estados além de São Paulo estão realizando a fase de integração a tecnologia, como os estados do Piauí e do Acre.
Já entre os municípios, estão Eusébio, no Ceará, que deve disponibilizar a função no mês de junho para os seus contribuintes.
No interior de São Paulo, o município de São José dos Campos, Uberlândia, em Minas Gerais, e Linhares e Vila Velha, ambas no Espírito Santo.
Como fazer o pagamento do IPVA com PIX?
- Acesse o aplicativo do seu banco;
- Selecione pagamentos;
- Busque pela opção PIX;
- Após isso clique em pagamentos de “taxas e impostos”;
- Preencha os dados do veículo como Renavam e a placa;
- Depois finalize o pagamento e preencha com a sua chave de acesso.
O que é o PIX?
É uma ferramenta de pagamento instantâneo, uma nova opção ao lado do TED, DOC e cartões para pessoas e empresas realizarem transferências de valores ou recebimento de pagamentos.
Como aderir ao PIX?
Para aderir ao Pix é necessário que o usuário crie uma chave. Essa chave pode ser criada usando os canais de atendimento do banco ou instituição financeira onde tem conta.
Como fazer outros tipos de pagamento?
No momento de realizar a transação, a opção do Pix vai aparecer no aplicativo ao lado da TED ou DOC.
Depois, só escolher por ela que a operação será feita. Sendo necessário digitar a chave informada pelo destinatário do pagamento.
Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!