Erro do eSocial e RAIS alteram valor de pagamento do PIS/PASEP de 90 mil pessoas

Um erro no processamento do dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e do eSocial fez com que o valor de pagamento do PIS/PASEP de 90 mil pessoas fosse alterado. O grupo não recebeu o abono referente a 2019, ou recebeu um valor menor do que deveria.

Erro do eSocial e RAIS alteram valor de pagamento do PIS/PASEP de 90 mil pessoas
Erro do eSocial e RAIS alteram valor de pagamento do PIS/PASEP de 90 mil pessoas (Imagem: FDR)

A falha foi confirmada pelo governo federal que, através da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, informou que um problema no Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) resultou o erro no pagamento.

De acordo com a secretaria, não será necessário que os afetados reenviem as informações para ou sistemas da Rais ou do eSocial, pois haverá normalização ainda no primeiro semestre deste ano. Afirmou ainda que existe um pedido de urgência para que o problema seja resolvido.

Diante do problema, a alternativa encontrada pelo governo foi antecipar para o dia 11 de fevereiro o saque de até R$ 1.100 do abono salarial do PIS/Pasep para empregados de empresas privadas nascidos em maio e junho. E para funcionários públicos com inscrição de final 8 e 9 no Pasep.

Um homem de 31 anos, concedeu entrevista ao Extra, mas não quis se identificar. Ele foi um dos afetados pela falha e contou:

“Os funcionários não entendem que o problema foi do governo e não na gestão da empresa. Muitos vieram me cobrar, e é complicado, porque eu sei que tem gente que precisa mesmo desse valor. Alguns iriam receber o valor de um salário mínimo, mas receberam menos de R$ 700.”

Abono PIS/PASEP

Vale lembrar que tem direito ao PIS/PASEP o trabalhador da iniciativa privada e pública, respectivamente. O pagamento varia de acordo com o período trabalhado, mas pode chegar até um salário mínimo.

Enquanto a Caixa Econômica Federal é responsável pelo pagamento do PIS, o Banco do Brasil é responsável pelo pagamento do PASEP. Eles seguem cronogramas de depósito diferentes.

Informações sobre o abono podem ser acessadas através do aplicativo Caixa Trabalhador, disponível de forma gratuita nos sistemas operacionais Android e iOs dos aparelhos eletrônicos.