O município de São Paulo começou nesta sexta-feira (05) a vacinação da COVID-19 para idosos com mais de 90 anos. O Brasil já vacinou mais de 3 milhões de pessoas, sendo o estado de São Paulo o que mais aplicou doses, com 659.705 imunizações.
O município de São Paulo planejou começar a vacinação da COVID-19 de idosos com mais de 90 anos na próxima segunda-feira (08), porém antecipou os planos para esta sexta-feira (05). A imunização está acontecendo em 468 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em quatro centros-escola.
Além disso, há cinco postos drive thru espalhados pela cidade, no estádio do Pacaembu, no estádio do Corinthians, no autódromo de Interlagos, no centro de eventos do Anhembi e na igreja Boas Novas, na Vila Prudente.
A campanha de vacinação irá funcionar das 8h às 17h para os drive-thrus e das 7 às 19h para as UBS. Nos fins de semanas e nos feriados a vacinação acontecerá de 8 às 18h. Sendo assim, não haverá nenhum dia sem vacinação.
A prefeitura informou que os idosos que possuem dificuldade de locomoção poderão ser vacinados em casa, por meio do Programa Saúde da Família (PSF), sendo necessário entrar em contato com a unidade.
De acordo com a prefeitura, nesta etapa serão vacinadas 32.837 pessoas com mais de 90 anos, residentes da capital. Os cidadãos podem antecipar o processo realizando o pré-cadastramento no site “Vacina Já” e, com isso, economizar 90% do tempo de atendimento.
Essa plataforma foi desenvolvida para agilizar o atendimento e evitar aglomerações. É importante saber que o pré-cadastro não é um agendamento e não é obrigatório fazer, porém, quem faz consegue ajudar na dinâmica da campanha.
Plano de vacinação da COVID-19 no município de São Paulo
O município quer vacinar 9 milhões de pessoas na primeira fase da campanha. Essa fase é composta por cinco grupos: profissionais da saúde, indígenas e quilombolas; idosos com 75 anos ou mais; idosos entre 70 a 74 anos; idosos entre 65 a 69 anos e idosos entre 60 a 64 anos.
O cronograma de vacina já vem indicando as possíveis datas em que será aplicada a primeira dose e segunda dose. O plano de vacinação do município foi feito com base nas datas previstas no Plano Estadual de Vacinação.