Vacina Já: Passo a passo para pré-cadastrar e receber 1ª dose de vacinação

Para realizar o pré-cadastro para vacinação contra a covid-19 no estado de São Paulo, governo disponibiliza o site Vacina Já. Por meio do sistema, as pessoas inclusas na etapa atual de vacinação economizam 90% no tempo de atendimento. Confira como se pré-cadastrar para garantir a vacina.

Vacina Já: Passo a passo para pré-cadastrar e receber 1ª dose de vacinação
Vacina Já: Passo a passo para pré-cadastrar e receber 1ª dose de vacinação (Imagem: Maksim Goncharenok/Pexels)

O site Vacina Já foi criado com o objetivo de agilizar a campanha de imunização contra o coronavírus no estado de São Paulo. Pela plataforma, as pessoas aptas a receber a vacina do Butantan poderão realizar um pré-cadastro.

Vale ressaltar que o pré-cadastro não é um agendamento. No entanto garantirá um atendimento mais rápido nos locais de vacinação.

O fornecimento das informações não é obrigatório, mas o processo ajudará a evitar a formação de aglomerações nos espaços.

Segundo o Portal do Governo, os pré-cadastrados têm obtido atendimento em aproximadamente 1 minuto. No caso de quem ainda não preencheu o formulário online, o atendimento demora cerca de 10 minutos.

Quem preferir não realizar o pré-cadastro pelo site, ainda poderá tomar a vacina, por meio do cadastro completo presencialmente na unidade de vacinação. A grande parte dos profissionais de saúde receberão a vacina nos locais de trabalho.

Primeira fase da vacina

Durante a primeira fase de vacinação contra a covid-19, a imunização está disponível para os seguintes grupos prioritários: profissionais da saúde, população indígena, quilombolas, idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência que vivem em instituições de longa permanência.

A expansão da campanha de vacinação para os demais públicos acontecerá com base em dados técnicos. O desenvolvimento será conforme a disponibilidade das remessas do Ministério da Saúde.

Como realizar o pré-cadastro no Site Vacina Já para receber a vacina

  1. Acesse o site Vacina Já e clique em “Pré-cadastro”. Com isso, o sistema solicitará o preenchimento de um questionário;
  2. Insira o código que aparece na imagem e clique em “Avançar”;
  3. Complete o formulário com as informações pessoais e clique em “Avançar”;
  4. Verifique se as informações estão corretas, clique em “Confirmo as informações inseridas neste formulário” e toque em “Enviar”.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.