Idosos acima de 65 anos devem fazer cadastro para receber vacina da Covid-19 no MS

Em Campo Grande novo grupo é vacinado contra a covid-19. Nessa semana, a prefeitura municipal informou que está iniciando o cadastramento dos idosos com mais de 65 anos para a imunização do novo coronavírus. O processo, apesar de não ser obrigatório, irá otimizar o andamento das filas da vacina. Saiba como fazer sua marcação.

Idosos acima de 65 anos devem fazer cadastro para receber vacina da Covid-19 no MS (Imagem: Google)
Idosos acima de 65 anos devem fazer cadastro para receber vacina da Covid-19 no MS (Imagem: Google)

A campanha de vacinação contra o novo coronavírus segue movimentando os postos de atendimento em Campo Grande. De acordo com os últimos informes da prefeitura as pessoas entre 65 e 74 anos serão as próximas nas filas de imunização.

Processo de cadastramento no Vacina Já

A prefeitura explicou que o cidadão não é obrigado a se conectar nas plataformas municipais. No entanto, aqueles que já estiverem registrados poderão otimizar o horário de atendimento nas filas da vacina.

Inicialmente, apenas os profissionais de saúde vinham sendo conectados. Porém agora idosos e indígenas também poderão se cadastrar.

Passo a passo do registro

A primeira coisa que deve ser feita é a conexão na página vacina.campogrande.ms.gov.br. Depois, será apresentado um formulário solicitando os dados de identificação obrigatórios como nome completo, data de nascimento, CPF e RG.

Todos os registros deverão ser ainda anexados no sistema, sendo necessárias as copias dos mesmos (carteira de conselho da categoria; e/ou documento com foto; e/ou documento de vínculo empregatício; dentre outros).

Com o cadastro feito, basta ir até um dos postos de vacinação no dia e horário autorizado pela prefeitura para tomar o medicamento. Até o momento a gestão não informou o calendário exato para esses grupos, mas deverá ser disponibilizado em breve.

Sobre a campanha de vacinação

A secretaria da saúde vem imunizando milhares de pessoas diariamente. Inicialmente, apenas os profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente da pandemia foram medicados.

Na sequencia, grupos como idosos que residem em lares coletivos entraram nas filas da imunização. A previsão é de que até o fim de fevereiro todas as pessoas com mais de 65 anos sejam vacinadas.

A prefeitura informou ainda que o andamento do cronograma deverá variar de acordo com a quantidade de doses disponibilizada pelo governo federal. Para saber mais sobre a campanha, acompanhe nosso portal.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.