- Meu INSS passa a realizar novos serviços;
- Cadastramento deve ser feito de forma gratuita por meio do site e app;
- Prova de vida passa por período de digitalização, e agendamentos são mantidos.
Aposentados e pensionistas do INSS devem aderir as plataformas digitais. Um dos principais efeitos administrativos do novo coronavírus foi a digitalização de uma série de serviços do governo federal. Com os riscos de contaminação nas agencias, a população vem resolvendo parte significativa de suas pendencias previdenciárias pelo Meu INSS. Saiba como usar.
O Meu INSS nada mais é do que um site e aplicativo, elaborado pelo governo federal, para otimizar o funcionamento dos serviços previdenciários.
Disponível desde antes de a pandemia do novo coronavírus, a ferramenta vem amplificando sua atuação com a inclusão de novas atividades.
Segundo a gerencia do INSS, o objetivo da ação é proporcionar uma maior facilidade e praticidade para que os segurados resolvam seus benefícios sem precisar sair de casa. Além de ser uma opção mais segura nesse momento de pandemia, a plataforma gera ainda um menor custo para o governo.
Ao todo, são mais de 90 serviços disponibilizados que devem ser acessados através de um cadastro exclusivo por cidadão. Para poder ter acesso a ferramenta o cidadão deve criar sua própria conta e somente por meio dela iniciar a utilização dos serviços.
Como criar um cadastro no Meu INSS?
O primeiro passo é acessar o site ou o aplicativo do Meu INSS. Na sequência o cidadão deve selecionar a opção de cadastramento e preencher o formulário com todos os seus dados de identificação pessoal.
Informes como nome completo, data de nascimento, número do CPF, entre outros são solicitados. Uma vez que o registro seja preenchido, basta confirmar os dados e na sequencia criar uma senha pessoal.
Os dígitos serão solicitados sempre que o usuário for se conectar na plataforma. Depois é só revisar todos os informes e confirmar a criação da conta.
É importante ressaltar que o Meu INSS pode ser acessado tanto por meio de computadores, como através de aparelhos com o sistema IOS ou Android, como celulares e tabletes. A versão por aplicativo também é gratuita e para instalar é só baixar Meu INSS na loja de ferramentas do eletrônico.
Serviços disponíveis no Meu INSS
- Pedido e acompanhamento de aposentadorias, benefício assistencial e pensão por morte
- Pedido e acompanhamento do salário maternidade urbano
- Acesso ao CNIS (Extrato Previdenciário)
- Acesso ao extrato de empréstimo consignado
- Acesso ao extrato de imposto de renda
- Acesso à carta de concessão do benefício
- Agendamento e resultado de perícia médica
- Consulta à revisão do benefício
- Pedido de recurso de benefício por incapacidade
- Pedido de cessação de benefício por óbito
- Cadastro ou renovação de representante legal
- Atualização de dados cadastrais do beneficiário
- Solicitação de exclusão de empréstimo consignado
- Cadastro de pensão alimentícia
- Cálculo de contribuição em atraso, emissão e ou cálculo de GPS
- Atualização de dados cadastrais
Inclusão de novos atendimentos em 2021
O INSS espera ainda que serviços como a prova de vida digital passe a ser feita pelo app. Em fase de teste, o procedimento terá como base o reconhecimento facial. A ideia é que os segurados abram as câmeras de seus celulares, por meio do aplicativo, para que o órgão faça a validação e atualização de seu cadastro.
Outro serviço também feito ao longo da pandemia foi a realização das perícias médicas. No entanto, na última semana, o INSS informou que deverá suspender as consultas digitais, retomando o atendimento presencial.
Meu INSS para marcação de horário presencial
Por fim, mas não menos importante, uma das principais funções do Meu INSS, além do acompanhamento dos benefícios, é a marcação dos atendimentos presenciais. O cidadão que precisar comparecer a uma agência física precisa primeiro reservar um horário por meio da plataforma.
Para isso basta ir na aba de agendamentos, informar o serviço a ser realizado, local mais próximo de sua residência e de acordo com a disponibilidade de dias e horários selecionar quando desejará ser atendido.
É importante guardar o comprovante da marcação em caso de erros ou demais problemas no sistema. Além do INSS, a população pode ainda se informar através da central de atendimento 135.