Meu INSS: Serviços, agendamentos e TUDO que é oferecido online

Pontos-chave
  • Meu INSS passa a realizar novos serviços;
  • Cadastramento deve ser feito de forma gratuita por meio do site e app;
  • Prova de vida passa por período de digitalização, e agendamentos são mantidos.

Aposentados e pensionistas do INSS devem aderir as plataformas digitais. Um dos principais efeitos administrativos do novo coronavírus foi a digitalização de uma série de serviços do governo federal. Com os riscos de contaminação nas agencias, a população vem resolvendo parte significativa de suas pendencias previdenciárias pelo Meu INSS. Saiba como usar.

Meu INSS: Serviços, agendamentos e TUDO que é oferecido online (Imagem: Google)
Meu INSS: Serviços, agendamentos e TUDO que é oferecido online (Imagem: Google)

O Meu INSS nada mais é do que um site e aplicativo, elaborado pelo governo federal, para otimizar o funcionamento dos serviços previdenciários.

Disponível desde antes de a pandemia do novo coronavírus, a ferramenta vem amplificando sua atuação com a inclusão de novas atividades.

Segundo a gerencia do INSS, o objetivo da ação é proporcionar uma maior facilidade e praticidade para que os segurados resolvam seus benefícios sem precisar sair de casa. Além de ser uma opção mais segura nesse momento de pandemia, a plataforma gera ainda um menor custo para o governo.

Ao todo, são mais de 90 serviços disponibilizados que devem ser acessados através de um cadastro exclusivo por cidadão. Para poder ter acesso a ferramenta o cidadão deve criar sua própria conta e somente por meio dela iniciar a utilização dos serviços.

Como criar um cadastro no Meu INSS?

O primeiro passo é acessar o site ou o aplicativo do Meu INSS. Na sequência o cidadão deve selecionar a opção de cadastramento e preencher o formulário com todos os seus dados de identificação pessoal.

Informes como nome completo, data de nascimento, número do CPF, entre outros são solicitados. Uma vez que o registro seja preenchido, basta confirmar os dados e na sequencia criar uma senha pessoal.

Os dígitos serão solicitados sempre que o usuário for se conectar na plataforma. Depois é só revisar todos os informes e confirmar a criação da conta.

É importante ressaltar que o Meu INSS pode ser acessado tanto por meio de computadores, como através de aparelhos com o sistema IOS ou Android, como celulares e tabletes. A versão por aplicativo também é gratuita e para instalar é só baixar Meu INSS na loja de ferramentas do eletrônico.

Serviços disponíveis no Meu INSS

  • Pedido e acompanhamento de aposentadorias, benefício assistencial e pensão por morte
  • Pedido e acompanhamento do salário maternidade urbano
  • Acesso ao CNIS (Extrato Previdenciário)
  • Acesso ao extrato de empréstimo consignado
  • Acesso ao extrato de imposto de renda
  • Acesso à carta de concessão do benefício
  • Agendamento e resultado de perícia médica
  • Consulta à revisão do benefício
  • Pedido de recurso de benefício por incapacidade
  • Pedido de cessação de benefício por óbito
  • Cadastro ou renovação de representante legal
  • Atualização de dados cadastrais do beneficiário
  • Solicitação de exclusão de empréstimo consignado
  • Cadastro de pensão alimentícia
  • Cálculo de contribuição em atraso, emissão e ou cálculo de GPS
  • Atualização de dados cadastrais
Meu INSS: Serviços, agendamentos e TUDO que é oferecido online (Imagem: Google)
Meu INSS: Serviços, agendamentos e TUDO que é oferecido online (Imagem: Google)

Inclusão de novos atendimentos em 2021

O INSS espera ainda que serviços como a prova de vida digital passe a ser feita pelo app. Em fase de teste, o procedimento terá como base o reconhecimento facial. A ideia é que os segurados abram as câmeras de seus celulares, por meio do aplicativo, para que o órgão faça a validação e atualização de seu cadastro.

Outro serviço também feito ao longo da pandemia foi a realização das perícias médicas. No entanto, na última semana, o INSS informou que deverá suspender as consultas digitais, retomando o atendimento presencial.

Meu INSS para marcação de horário presencial

Por fim, mas não menos importante, uma das principais funções do Meu INSS, além do acompanhamento dos benefícios, é a marcação dos atendimentos presenciais. O cidadão que precisar comparecer a uma agência física precisa primeiro reservar um horário por meio da plataforma.

Para isso basta ir na aba de agendamentos, informar o serviço a ser realizado, local mais próximo de sua residência e de acordo com a disponibilidade de dias e horários selecionar quando desejará ser atendido.

É importante guardar o comprovante da marcação em caso de erros ou demais problemas no sistema. Além do INSS, a população pode ainda se informar através da central de atendimento 135.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA