Motoristas do Rio de Janeiro devem ficar atentos as datas de pagamento do IPVA desta semana. O mês de janeiro está quase encerrando, mas parte dos condutores do RJ ainda terão que prestar conta das tarifas do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2021. De acordo com calendário oficial, novos grupos estão com prazo de vencimento se encerrando.
A cobrança do IPVA no Rio de Janeiro começou no último dia 21 e deverá se manter até o mês de abril.
Esse ano, o imposto poderá ser dividido em até três parcelas e contará ainda com uma redução de 3% no valor total para quem optar pela cota única.
Descontos e isenções no IPVA 2021 RJ
De acordo com os informes emitidos pela Secretaria da Fazenda estadual, a cota única funcionará exclusivamente até o dia 3 de fevereiro, incluindo todos os números finais de placa. Por meio dela, o cidadão deve quitar o valor total do imposto de uma única vez e assim ganha um desconto de 3%.
No entanto, para quem não puder encerrar a conta integralmente, há ainda a chance de dividi-la.
É importante ressaltar que a cobrança final varia de acordo com o tipo do veículo e tempo do mesmo em circulação. Quanto mais antigo for o automóvel, menor é sua taxa do IPVA.
Calendário de pagamento IPVA RJ 2021
O calendário de pagamento permanece sendo determinado de acordo com o número final da placa. O valor da taxa única deve ser quitado no mesmo dia da primeira parcela, para quem optou pela divisão.
Confira abaixo as datas para o parcelamento:
- Final de placa 0: 21/janeiro; 22/fevereiro; 24/março
- Final de placa 1: 22/janeiro; 23/fevereiro; 25/março
- Final de placa 2: 25/janeiro; 24/fevereiro; 26/março
- Final de placa 3: 26/janeiro; 25/fevereiro; 29/março
- Final de placa 4: 27/janeiro; 26/fevereiro; 30/março
- Final de placa 5: 28/janeiro; 1º/março; 5/abril
- Final de placa 6: 29/janeiro; 2/março; 6/abril
- Final de placa 7: 1º/fevereiro; 3/março; 7/abril
- Final de placa 8: 2/fevereiro; 4/março; 8/abril
- Final de placa 9: 3/fevereiro; 5/março; 9/abril
Emissão dos boletos
A Secretaria da Fazenda informou ainda que os cidadãos devem acessar os boletos através do site do Detran RJ. Basta informar o número do Renavam do veículo, e o carnê automaticamente é disponibilizado para impressão ou envio.