IPVA RJ 2021: Todas as datas de pagamento DESTA semana

Motoristas do Rio de Janeiro devem ficar atentos as datas de pagamento do IPVA desta semana. O mês de janeiro está quase encerrando, mas parte dos condutores do RJ ainda terão que prestar conta das tarifas do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2021. De acordo com calendário oficial, novos grupos estão com prazo de vencimento se encerrando.

IPVA RJ 2021: Todas as datas de pagamento DESTA semana (Imagem: Tãnia Rego/Agência Brasil)
IPVA RJ 2021: Todas as datas de pagamento DESTA semana (Imagem: Tãnia Rego/Agência Brasil)

A cobrança do IPVA no Rio de Janeiro começou no último dia 21 e deverá se manter até o mês de abril.

Esse ano, o imposto poderá ser dividido em até três parcelas e contará ainda com uma redução de 3% no valor total para quem optar pela cota única.

Descontos e isenções no IPVA 2021 RJ

De acordo com os informes emitidos pela Secretaria da Fazenda estadual, a cota única funcionará exclusivamente até o dia 3 de fevereiro, incluindo todos os números finais de placa. Por meio dela, o cidadão deve quitar o valor total do imposto de uma única vez e assim ganha um desconto de 3%.

No entanto, para quem não puder encerrar a conta integralmente, há ainda a chance de dividi-la.

É importante ressaltar que a cobrança final varia de acordo com o tipo do veículo e tempo do mesmo em circulação. Quanto mais antigo for o automóvel, menor é sua taxa do IPVA.

Calendário de pagamento IPVA RJ 2021

O calendário de pagamento permanece sendo determinado de acordo com o número final da placa. O valor da taxa única deve ser quitado no mesmo dia da primeira parcela, para quem optou pela divisão.

Confira abaixo as datas para o parcelamento:

  • Final de placa 0: 21/janeiro; 22/fevereiro; 24/março
  • Final de placa 1: 22/janeiro; 23/fevereiro; 25/março
  • Final de placa 2: 25/janeiro; 24/fevereiro; 26/março
  • Final de placa 3: 26/janeiro; 25/fevereiro; 29/março
  • Final de placa 4: 27/janeiro; 26/fevereiro; 30/março
  • Final de placa 5: 28/janeiro; 1º/março; 5/abril
  • Final de placa 6: 29/janeiro; 2/março; 6/abril
  • Final de placa 7: 1º/fevereiro; 3/março; 7/abril
  • Final de placa 8: 2/fevereiro; 4/março; 8/abril
  • Final de placa 9: 3/fevereiro; 5/março; 9/abril

Emissão dos boletos

A Secretaria da Fazenda informou ainda que os cidadãos devem acessar os boletos através do site do Detran RJ. Basta informar o número do Renavam do veículo, e o carnê automaticamente é disponibilizado para impressão ou envio.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.