Não tem dinheiro para pagar IPVA 2021? Veja como lidar com dívidas do início de ano

O início do ano é marcado por diversas despesas, como renovação de matrícula escolar e a compra dos materiais, IPTU e o bendito IPVA 2021 para quem possui um veículo. Porém, nem sempre é possível arcar com todas as despesas. Por isso, veja neste post cinco dicas de como lidar com essas dívidas de início de ano.

Não tem dinheiro para pagar IPVA 2021? Veja como lidar com dívidas do início de ano
Não tem dinheiro para pagar IPVA 2021? Veja como lidar com dívidas do início de ano (Imagem: Reprodução/Google)

Muitos brasileiros passam o ano economizando os centavos para pagar o IPVA em cota única e conseguir descontos. Porém, diante da pandemia de Covid-19 e a crise instalada no país, muita gente ficou sem dinheiro para pagar o tributo. Veja baixo algumas dicas, caso esteja nesta situação.

Descontos no IPVA 2021

Este ano os brasileiros já conseguiram um bom desconto com a isenção do Seguro DPVAT. Isso porque a Seguradora Líder, responsável pelo recolhimento e pagamento das indenizações do seguro, foi extinta após passar por investigações de mau uso do dinheiro.

Com isso, foi identificado que a seguradora possuía muitos recursos sem ser utilizados e, portanto, esse valor foi colocado para bancar as despesas do Seguro DPVAT 2021.

Atualmente, a Caixa Econômica é a empresa responsável pelo pagamento das indenizações deste ano.

Diante disso, a primeira dica é conferir o valor cobrado no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, que varia de acordo com a alíquota estadual e o modelo do automóvel. Por exemplo, os veículos mais novos possuem IPVAs mais caros.

Cuidado com a data do vencimento

Deixar de pagar o imposto, além de impedir o condutor de trafegar com o veículo, também gera multa por atraso, juros diários e impede o licenciamento. Após 60 dias, o débito poderá entrar na dívida ativa.

Parcelamento do IPVA 2021

Mesmo que a grana esteja curta, é melhor pagar de forma parcelada, do que ficar em dívida e gerar todos os problemas falados no tópico anterior. Com isso, é possível pagar o IPVA em três parcelas nos meses de janeiro, fevereiro e março.

Além disso, você pode parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito. Dessa forma você consegue pagar durante todo o ano, com parcelas mais baixas, enquanto o tributo conta como quitado no Detran.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.