Caixa TEM inicia pagamento de indenizações do seguro DPVAT; veja como pedir

A Caixa Econômica Federal informou que as indenizações do seguro DPVAT serão pagas pelo banco digital da instituição, o Caixa TEM. O anúncio foi feito no último sábado (16) e determina a Caixa como gestora do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres.

Caixa TEM inicia pagamento de indenizações do seguro DPVAT; veja como pedir
Caixa TEM inicia pagamento de indenizações do seguro DPVAT; veja como pedir (Imagem: Reprodução/Google)

No ultimo sábado, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) anunciou que a Caixa era a nova gestora do seguro DPVAT. Sendo assim, a instituição iria passar a receber os avisos de sinistros que tenham ocorrido a partir do dia 1º de janeiro de 2021.

Com isso, os pedidos de indenizações devem ser feitos nas agências da Caixa. A instituição deve lançar o app DPVAT nas próximas duas semanas. Essa ferramenta tem como intuito permitir que as vítimas possam realizar o pedido por meio da plataforma.

O aplicativo do DPVAT, além de permitir fazer o pedido da indenização também, permitirá fazer o “upload” dos documentos e o acompanhamento da solicitação. Dessa maneira, após o lançamento do app, não será mais preciso ir até uma agência da Caixa.

Na segunda-feira (18), o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, declarou que a estimativa é que sejam realizados 600 mil pedidos de indenizações este ano, sendo o pagamento efetuado pelo banco digital da instituição financeira, o Caixa TEM.

A superintendente da Susep, Solange Vieira, também concorda com o número estimado por Guimarães. Segundo ela, este ano a taxa foi zerada há recursos que sobraram de anos anteriores. Para o próximo ano, a ideia é discutir, com o Congresso Nacional, uma nova política para o DPVAT.

Dessa maneira, as vítimas de acidente de trânsito poderão movimentar as indenizações recebidas pelo app. Os acidentes ocorridos até 31 de dezembro de 2020 continuam sendo de responsabilidade da Seguradora Líder, independente da data de aviso.

A escolha pelo banco digital é porque, mais de 100 milhões de brasileiros possuem conta no Caixa TEM, devido aos pagamentos do auxílio emergencial, FGTS emergencial, Bolsa Família e outros benefícios do governo.

Mesmo assim, Guimarães declarou que quem não possuir a conta essa será aberta de forma totalmente gratuita. Com isso, a ideia é contemplar os mais humildes, sem a necessidade de ter atravessadores e intermediários que cobram um percentual muito alto das indenizações.

Glaucia AlvesGlaucia Alves
Gláucia Alves, formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Foi professora por 7 anos. Esse ano começou a trabalhar como redatora e como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR e realiza consultoria de redação on-line.