Licenciamento SP 2021: Pague com antecedência e garanta DESCONTOS

O licenciamento SP 2021 já está disponível para os proprietários de veículos que residem no estado de São Paulo. Os condutores que pagarem a taxa de licenciamento antecipadamente até o dia 14 de janeiro, terão direito a um desconto de 40% do tributo.

Licenciamento SP 2021: Pague com antecedência e garanta DESCONTOS
Licenciamento SP 2021: Pague com antecedência e garanta DESCONTOS (Imagem: Reprodução/Google)

O pagamento do licenciamento SP 2021 já está disponível desde segunda-feira (04). O tributo passou por um reajuste de 5,36% em relação ao ano passado que valerá até o dia 14 de janeiro. Dessa maneira, quem conseguir antecipar o pagamento pagará R$ 98,91.

Essa antecipação é para todos os veículos, independente do final da placa, e ficará disponível até o dia 31 de março. Após essa data, o licenciamento SP 2021 passará novamente por reajuste de 40,4%. Sendo assim, quem for pagar após o dia 14 de janeiro irá pagar R$ 131,80.

Segundo o Departamento de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) esse desconto é para incentivar os condutores a pagar o tributo junto com o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA). No IPVA também é possível conseguir descontos caso opte pela cota única.

É importante lembrar que o licenciamento anual é realizado de forma totalmente digital. Portanto, não é amis preciso ir a unidade de atendimento do Detran-SP ou no Poupatempo para realizar a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

Para licenciar o veículo é preciso informar o número do Renavam e pagar os débitos do veículo, como o IPVA, multas e a taxa de licenciamento. O pagamento pode ser via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico nos bancos conveniados (Santander, Bradesco, BB, Safra, Itaú, Caixa ) e nas Lotéricas.

Após o pagamento, o CRLV estará disponível para download e impressão nos portais Poupatempo, Detran.SP e Denatran, além dos aplicativos Poupatempo Digital, Detran.SP e Carteira Digital de Trânsito – CDT.

Uma novidade este ano é que não será cobrada a taxa do seguro DPVAT, devido à decisão do Conselho Nacional de Seguros Privados. Essa decisão veio após o fim da Seguradora Líder que foi acusada de mau uso do dinheiro recebido.

O seguro DPVAT possui, atualmente, 7 milhões que não foram usados, por isso, esse valor está sendo usado para bancar as despesas com o seguro durante este ano. Devido a isso, os condutores foram isentos em 2021.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.