DPVAT chega ao poder público com fim da seguradora Líder; o que muda para VOCÊ em 2021?

Seguro de trânsito para motoristas e pedestres passará a ser administrado pelo serviço público. Nessa semana, uma reportagem especial do portal O Globo revelou que o DPVAT agora funcionará sobre o comando do governo. A transição de gerência ocorrerá mediante problemas enfrentados com a Seguradora Líder, atualmente responsável pelo programa.   

DPVAT chega ao poder público com fim da seguradora Líder; o que muda para VOCÊ em 2021? (Foto Google)
DPVAT chega ao poder público com fim da seguradora Líder; o que muda para VOCÊ em 2021? (Foto Google)

Desde 2019 o DPVAT vem sendo motivo de pauta na imprensa. Inicialmente o seguro seria cancelado, mediante a sugestão do presidente Jair Bolsonaro. No entanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a proposta, fazendo com que o mesmo voltasse a valer.  

Na sequência a Seguradora Líder passou a ser investigada pela justiça, sob indícios de problemas fiscais. A empresa precisou devolver R$ 2,2 bilhões referentes a despesas irregulares pagas com recursos públicos do seguro entre os anos de 2008 e 2020. 

Logo na sequência houveram problemas quanto as tarifas cobradas pelo DPVAT. A Líder aumentou os valores, recebendo um veto legal sobre a cobrança. Desse modo, precisou também iniciar um novo processo de restituição para milhares de brasileiros que teriam pago as tarifas reajustadas.  

Diante de tais instabilidades, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) iniciou um processo de desvinculação da Líder para com o programa.  

Responsabilidade pública 

Agora, com a extinção do consórcio de seguradoras, a partir do dia 1 de janeiro o governo ficará responsável por acompanhar o programa. De acordo com o jornal Globo, a Susep deverá repassar a gestão para um ente público.  

O nome da instituição federal responsável pelo DPVAT ainda não foi definido, havendo uma disputa entre três empresas. Até o mês de dezembro espera-se que as negociações sejam finalizadas e na sequência a nova responsável seja anunciada.  

Os processos de fiscalização da Susep encontraram ainda ocorrências de transações com recursos do seguro sem prestações comprovadas, ausência na cotação de preço, desaparecimento da documentação fiscal e demais comprovantes de pagamento.  

Ainda foram encontrados gastos que não tinham ligação com o DPVAT, como doações e patrocínios, pagamento de multas (judiciais ou administrativas), festas de fim de ano, viagens, hospedagens e consultoria sobre oportunidades de negócios.  

Mesmo com o fim da gestão pela Líder, o processo deverá permanecer em análise legal para que a empresa apresente justificativas sobre tais orçamentos. No que diz respeito a alterações nas regras para o cidadão, o governo deverá informar a possibilidade de mudanças em breve.

Até este momento, os valores são serão modificados e o seguro permanecerá funcionando da mesma forma.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.