Seguro DPVAT registra número impressionante de indenizações por morte em 2020

Além do feriado da proclamação da república e, em especial, Eleições Municipais no Brasil, o dia 15 de novembro foi também o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito. A data, aliás, além de relembrar as vítimas, acende um alerta para os cuidados no trânsito. Somente de indenizações do DPVAT, entre janeiro e outubro já foram pagos 27.839 para beneficiários de vítimas fatais em acidentes. 

Seguro DPVAT registra número impressionante de indenizações por morte em 2020
Seguro DPVAT registra número impressionante de indenizações por morte em 2020 (Imagem: Reprodução Google)

Os números fazem parte das estatística da Seguradora Líder, empresa administradora do consórcio responsável pelo Seguro DPVAT, que é pago às vítimas de acidentes de trânsito. 

Apesar de o ano ter sido atípico, os números de acidentes de trânsito não diminuíram. Assim, somente do mês de setembro para outubro, o aumento do pagamento de benefício para ocorrências fatais foi de 8%.

De acordo com os dados divulgados, neste ano, 51% dos acidentes com mortes (e que foram indenizados pelo Seguro DPVAT) envolveram motocicletas. Além disso, 34% representa acidentes envolvendo automóveis, 

Ademais, conforme os dados, 54% do pagamento das indenizações são de motoristas de veículos. Enquanto que 28% representam os pedestres. Em terceiro, consta os passageiros, que representam 18% desse número. 

Em relação à faixa etária, a maior parte das indenizações pagas foram de vítimas entre 25 e 44 anos. Representando, desse modo, 40% dos pagamentos. 

Dados visam alertar a população

De acordo com Iran Porto, diretor de Operações e T.I da Seguradora Líder, os dados são alarmantes, e alertam para a necessidade de ações de conscientização

A Seguradora Líder divulga, mensalmente, os dados de indenizações pagas para que eles se tornem insumos para a construção de políticas públicas em prol de um trânsito mais seguro e menos violento no Brasil”, enfatiza Porto. 

Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsitos

Em 2020, a data chegou aos 25 anos de existência. Instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas, o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito ocorre sempre no terceiro domingo do mês de novembro

Aliás, a data tem a finalidade de homenagear as vítima. Além de provocar reflexão sobre a necessidade de ser consciente no trânsito. Para que a vida de motoristas e pedestres sejam preservadas. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!