Detran-SP: veículos com placas final 9 devem ser licenciados neste mês; veja os detalhes

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) informa aos motoristas que veículos com placas final 9 devem ser licenciados em novembro, além dos caminhões com placas terminadas em 6, 7 e 8. Vale lembrar que, desde maio deste ano, o licenciamento de veículos no Estado passou a ser 100% digital.

Com o CRLV digital, o motorista não precisará mais se dirigir até uma unidade de atendimento do Detran para a emissão do documento (Imagem: Reprodução/Google)

Com a digitalização, os motoristas não precisarão mais se dirigir até uma unidade de atendimento do Detran ou Poupatempo para a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), que é um documento de porte obrigatório que autoriza a circulação do veículo em vias públicas.

A mudança para o serviço digital, atende à Deliberação nº180/19 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece a substituição do documento, que antes era impressa, pela via eletrônica, também chamada de CRLV-e. Com a mesma validade jurídica, o CRLV-e beneficia mais de 30 milhões de proprietários.

O valor da taxa do serviço é de R$ 93,87 e vale para todos os tipos de veículos.

Com o número do Renavam do veículo é possível pagar a taxa do licenciamento em terminais de autoatendimento, agências bancárias, internet banking e casas lotéricas. Após o pagamento, CRLV ficará disponível para download e impressão no item “Licenciamento Digital” nos portais do Detran-SP (www.detran.sp.gov.br) e do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br) ou ainda no aplicativo Carteira Digital de Trânsito – CDT, do Governo Federal.

O licenciamento poderá ser salvo no próprio celular ou impresso em sua casa, com impressora comum, no tipo de papel A4, em tinta preta, página única. Para o documento digital ser emitido, é necessário que o veículo esteja com todos os débitos vinculados quitados, além do pagamento em dia do Seguro – DPVAT. 

Não realizar o licenciamento de um veículo é uma infração gravíssima de trânsito prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e acarreta uma série de problemas ao motorista, como multa de R$ 293,47 e 7 (sete) pontos na carteira.

Calendário de Licenciamento do Estado de São Paulo para veículos de passageiros, ônibus, reboque e semirreboque (Imagem: Divulgação/Detran-SP)
Calendário de Licenciamento no Estado de São Paulo para veículos registrados como caminhão               (Imagem: Divulgação/Detran-SP)

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!