Saiba tudo sobre o licenciamento veicular digital realizado pelo Detran-SP

O Departamento de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) ampliou em 48% a quantidade de serviços digitais, incluindo o licenciamento de veículos, que passou a ser 100% digital. Ou seja, o motorista não precisará mais se dirigir até uma unidade de atendimento do Detran ou Poupatempo para a emissão do CRLV.

Saiba tudo sobre o licenciamento veicular digital realizado pelo Detran-SP (Imagem: Reprodução/Google)

Vale lembrar que o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) é um documento de porte obrigatório que autoriza a circulação do veículo em vias públicas.

A mudança para o serviço digital, atende à Deliberação nº180/19 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece a substituição do documento em papel pela via eletrônica, também chamada de CRLV-e.

Com a mesma validade jurídica da versão impressa, o CRLV-e beneficia mais de 30 milhões de proprietários de veículos em todo o Estado de São Paulo. De maio até agosto deste ano já foram emitidos 5 milhões de licenciamentos digitais.

“Mesmo não sendo mais emitido pelo Detran-SP e entregue pelos Correios, o processo para solicitar o documento do veículo ficou mais ágil e prático. O serviço está disponível nos portais do Detran e Poupatempo, além do app Poupatempo Digital e pode ser feito com segurança e comodidade, sem a necessidade sair de casa”, explicou Ernesto Mascellani Neto, presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Após pagar os débitos vinculados ao veículo e a taxa do licenciamento, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ficará disponível para download e impressão no item “Licenciamento Digital” nos portais do Detran-SP (www.detran.sp.gov.br). Para acessar, tenha em mão o número do Renavam.

O documento poderá ser salvo no próprio celular ou impresso em sua residência, com impressora comum, no tipo de papel A4, em tinta preta, página única.

Detran-SP aumenta os tipos de serviços online

Durante a pandemia, o órgão ampliou em 48% as opções de serviços digitais para manter os atendimentos aos usuários. São 64 opções disponíveis no portal do Detran-SP e através do aplicativo Detran-SP (disponível para Android e iOS).

Todos os serviços do Detran-SP foram incorporados ao Poupatempo e, em parceria com a Prodesp – empresa de Tecnologia do Governo de SP, além do aumento dos tipos de serviços digitais disponíveis, houve melhoria na qualidade de atendimento e economia aos cofres públicos do Governo do Estado.

Juntos, Poupatempo e Detran-SP oferecem hoje, mais de 110 serviços online.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!