Moradores DESTE estado vão pagar 40% a mais no valor do licenciamento 2021

Os proprietários de veículos do estado de São Paulo já podem realizar o pagamento do licenciamento 2021. Quem pagar antecipadamente até dia 14 de janeiro, o valor será de R$ 98,91. Caso o pagamento aconteça a partir do dia 15 de janeiro, o valor será de R$ 131,80 — o que representa um reajuste de 40%.

Moradores deste estado vão pagar 40% a mais no valor do licenciamento 2021
Moradores deste estado vão pagar 40% a mais no valor do licenciamento 2021 (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O licenciamento antecipado poderá ser feito até dia 31 de março. Essa medida vale para todos os veículos, independente do final de placa.

Caso o contribuinte não queira pagar por essa modalidade, ainda será possível seguir o calendário de licenciamento anual, conforme o final da placa.

Em São Paulo, o licenciamento anual acontece de forma totalmente digital. Sendo assim, o motorista não precisa ir até uma unidade de atendimento do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) ou Poupatempo para a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

Para obter o licenciamento, será necessário informar o número do Renavam e pagar via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico, os débitos do veículo. Estão inclusos o IPVA, possíveis multas e a taxa de licenciamento.

O pagamento poderá ser feito pelo internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico nos bancos conveniados — Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú, Caixa Econômica Federal — e lotéricas. Cabe destacar que não haverá cobrança de taxa do seguro DPVAT para 2021.

Um dia após o recebimento, o CRLV estará disponível para baixar e imprimir. Para isso, basta acessar o item Licenciamento Digital nos portais do Poupatempo, Detran-SP e Denatran.

Também será possível acessar pelos aplicativos Poupatempo Digital, Detran-SP e Carteira Digital de Trânsito – CDT.

Licenciamento de veículos de aluguel

Os veículos de uso comercial (categoria aluguel) precisam de autorização para transporte emitida pelo órgão competente — Prefeitura, ARTESP, EMTU, ANTT, DER ou EMBRATUR.

No entanto, por conta da pandemia de covid-19, o Detran-SP prorrogou o prazo da obrigatoriedade da apresentação da autorização.

Com isso, o veículo poderá ser licenciado para o exercício, porém terá um bloqueio administrativo no cadastro até a apresentação da autorização renovada — em uma unidade do Detran-SP ou posto do Poupatempo no município de registro do veículo.

Licenciamento de veículos movidos a GNV

Para os veículos movidos a GNV, a expedição do licenciamento acontece mediante uma prévia autorização em inspeção de segurança veicular com a respectiva expedição de Certificado de Segurança Veicular – CSV.

Calendário de licenciamento 2021 SP

Os proprietários que não realizarem o pagamento antecipado poderão seguir o calendário anual. Confira os prazos estabelecidos:

Calendário para veículo de passageiros, ônibus, reboque e semirreboque

  • Final da placa 1 — abril
  • Final da placa 2 — maio
  • Final da placa 3 — junho
  • Final da placa 4 — julho
  • Final da placa 5 e 6 — agosto
  • Final da placa 7 — setembro
  • Final da placa 8 — outubro
  • Final da placa 9 — novembro
  • Final da placa 0 — dezembro

Calendário para caminhão

  • Final da placa 1 e 2 — setembro
  • Final da placa 3, 4 e 5 — outubro
  • Final da placa 6, 7 e 8 — novembro
  • Final da placa 9 e 0 — dezembro

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.