Brasileiros podem solicitar o seguro desemprego sem precisar sair de casa. Um dos grandes efeitos administrativos do novo coronavírus foi a digitalização de uma série de serviços providos pelo Governo Federal. Entre as ferramentas digitais criadas, está a Carteira de Trabalho virtual onde os trabalhadores podem requerer seus benefícios pelo próprio celular.
A carteira de trabalho virtual funciona como um dispositivo eletrônico onde o cidadão passa a ter a acesso a todas as informações sobre seu histórico trabalhista.
Nela é possível conferir dados do PIS PASEP, acompanhar todo o histórico de sua CLT e agora solicitar o seguro desemprego.
Como ter acesso a carteira de trabalho digital?
O primeiro passo para usufruir de seus serviços é instalar o aplicativo no celular e solicitar a autorização do cadastro por parte do governo.
Para isso, basta baixar o app no aparelho e na sequência ir até a página do Ministério da Economia para consolidar o registro.
O procedimento é simples e passa a ser validado a partir do momento em que o empregado informa o número de seu CPF, nome completo e registro da sua CLT. Uma vez cadastrado no app, a conexão é feita através da senha criada pelo titular para garantir sua segurança.
E agora, como solicitar o seguro desemprego?
No caso da solicitação do seguro desemprego, é preciso cumprir as seguintes etapas:
- Passo 1: abra o app e deslize para a direita na tela inicial até aparecer a opção “Entrar”;
- Passo 2: insira CPF e senha;
- Passo 3: autorize o uso de dados pelo aplicativo;
- Passo 4: na tela seguinte, selecione “Benefícios”, no canto inferior direito;
- Passo 5: em seguida, aperte “Solicitar” na área do seguro-desemprego;
- Passo 7: digite o número do requerimento e clique em “Próximo”. Serão mostradas informações sobre a empresa e termos necessários. Avance até o final para terminar a solicitação.
Demais informes
O governo reforça que a digitalização desse serviço objetiva reduzir os riscos de aglomeração nos postos de atendimento presencial.
Desse modo, espera-se que a população passe a aderir a plataforma online para garantir a própria segurança.
O prazo de retorno do pedido é de até 30 dias após o início do protocolo e o pagamento inicial também deve ser feito no mesmo período.