Calendário do PIS/PASEP 2021: Confira as datas de pagamento!

Trabalhadores de todo o país devem ficar atentos ao recebimento do benefício do abono salarial. O calendário do PIS/PASEP 2020-2021 foi divulgado na sexta-feira (3) pelo governo federal.

publicidade

Os profissionais de todo o país que se enquadram nos critérios de recebimento do benefício devem ficar atentos a como receber o pagamento. Os saques podem ser de R$ 88 a R$ 1.045, de acordo com a quantidade de dias trabalhados durante o ano base 2019.

Vale ponderar que o PIS/PASEP são benefícios distintos e direcionados a perfis diferentes de trabalhadores. Desta forma, o PIS é destinado para aqueles que trabalham em empresa privada, já o PASEP para servidores públicos. Entenda mais, neste artigo, sobre as regras e como receber o PIS/PASEP.

Calendário do abono PIS/PASEP 2020-2021 é divulgado! Confira as datas (Reprodução/Internet)
Calendário do abono PIS/PASEP 2020-2021 é divulgado! Confira as datas (Reprodução/Internet)
publicidade

Para receber o benefício é necessário atender a alguns critérios definidos pelo governo federal, entre eles trabalhar com carteira assinada há pelo menos cinco anos.

Atuaram em emprego formal por no mínimo 30 dias no ano anterior ao início do calendário. Além de ter recebido até dois salários mínimos por mês.

Qual a diferença entre PIS e PASEP?

Quando tratamos de assuntos relacionados ao assunto, ouvimos falar do PIS/Pasep 2020 juntos. Porém, para que sejam sanadas todas as dúvidas, é importante relacionar cada um ao seu significado.

Os dois programas estão de certa forma interligados com a mesma função de terem a contribuição dos contratos para incluir cada trabalhador em seu benefício.

Sendo assim, todos os trabalhadores que tem carteira assinada em empresas privadas, possuem o direito ao PIS/Pasep 2020. Porém, todos os funcionários públicos, tem direito a receber o Pasep.

Contudo, a funcionalidade e intuito de cada um deles não é diferente. A Diferença única que há é por qual meio o cidadão trabalha, ou seja, empresa privada ou pública. Além disso, quem recebe o PIS pode receber o pagamento pela Caixa Econômica Federal. Já aqueles que recebem o Pasep, recebem por meio do Banco do Brasil.

Estes são os requisitos do PASEP

Para que seja efetuado o recebimento do auxílio por meio do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) é necessário:

  • Receber até dois salários mínimos;
  • Registrado a pelo menos cinco anos (ou mais) no programa;
  • Trabalhar o ano base por mais de um mês;

Ressaltando que os funcionários públicos registrados no programa até a promulgação da atual constituição são também cotistas do PASEP.

E estes os requisitos do PIS

Há algumas regras para recebimento do do PIS, também. Essas regras além de fazer com que seja necessário que o cidadão adapte elas, também os protege. Dê uma olhada na lista.

Confira quem tem direito a receber o PIS:

  • Trabalhadores que já estão com cadastro PIS 2020 a mais de 5 anos de inscrição;
  • O assalariado contratado com no máximo de 2 salários mínimo ao mês;
  • Ter trabalhado efetivamente com o mínimo de 30 dias consecutivos no ano-base. constatados em sua carteira de trabalho;
  • A empresa contratante deve informar todos os seus dados a RAIZ (Relação Anual de Informações Sociais) para a efetivação do saque daquele ano.

Calendário PIS/PASEP 2020-2021

PIS de 2020-2021

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 4.5
Total de Votos: 11

Calendário do PIS/PASEP 2021: Confira as datas de pagamento!